TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia - Sistema Cardiaco

Por:   •  28/11/2016  •  Dissertação  •  5.093 Palavras (21 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 21

Fisiologia – Sistema Cardiovascular

Sistema Cardiovascular – No sistema cardiovascular acontecem diversos eventos dentre eles tem-se o Inotropismo, o Cronotropismo, a Resistência Vascular Periférica, o Retorno Venoso, a Pré Carga e a Pós Carga, o Débito Cardíaco, a Fração de Ejeção e Sístole e diástole. Todos estes acontecimentos e o próprio coração estão relacionados e giram em torno da PRESSÃO.

Os eventos estão relacionados a pressão porque devido a diferença desta pressão que o sangue é deslocado pelo corpo, pois o objetivo principal do coração é bombear o sangue, então o coração bombeia o sangue da área de maior pressão para a área de menor pressão.

  • Todos os eventos e o funcionamento do coração giram em torno da pressão:

[pic 1]

Circulação – O sangue oriundo do corpo chega ao coração através das veias cavas superior e inferior através do átrio direito, do átrio direito o sangue passa para o ventrículo direito e então este sangue, que está pobre em oxigênio, segue para o pulmão através da artéria pulmonar para que seja realizada a troca gasosa e assim oxigenar o sangue liberando o CO2 e oxigênio. Após a oxigenação o sangue, agora rico em oxigênio, retorna ao coração através das veias pulmonares desembocando no átrio esquerdo e posteriormente segue para o ventrículo esquerdo e a partir daí o sangue é liberado para a corrente sanguínea para que possa levar o sangue oxigenado à todas as células do corpo. Assim ocorre a troca gasosa e o processo se repete muitas e muitas vezes.

Relação entre a Circulação e a Pressão – O ventrículo direito possui uma pressão média de 18 mmHg, já a pressão média da artéria aorta é de 120 mmHg, assim, percebe-se que o ventrículo esquerdo deve gerar uma pressão bem maior, quase 10 vezes maior, que a pressão sofrida pelo ventrículo direito, pois a pressão gerada no exterior do ventrículo direito é de 18 mmHg enquanto a pressão externa gerada no ventrículo esquerdo é de 120 mmHg, em média, então, por ter que suportar uma pressão maior, a parede do miocárdio do ventrículo esquerdo é bem mais espessa que a do ventrículo direito isso porque ele trabalhará com mais força em relação ao ventrículo direito.

Eventos do sistema cardiovascular

  • Inotropismo – O Inotropismo diz respeito à força. O inotropismo pode ser positivo e negativo, quando o inotropismo é positivo a contração acontece com mais força e quando o inotropismo é negativo a contração acontece com menos força. O inotropismo também pode ser relacionado à capacidade de contração da musculatura do coração.

Digitálicos – Os medicamentos digitálicos, no coração, provocam a parada da bomba de sódio e potássio nas fibras do coração. Como se sabe, no coração há potencial de ação onde ocorre a entrada de sódio e saída potássio ocorrendo a despolarização e a repolarização.

Após ocorrer a despolarização o organismo promove a repolarização através da saída de potássio, porém em um determinado momento a concentração de sódio no interior da fibra muscular do coração é tão grande que impede a despolarização do coração, para a regulação dos níveis de íons entra em ação a bomba de sódio e cálcio que expulsa do interior os íons de sódio e busca do meio externo os íons de cálcio para o meio interno.

Os medicamentos digitálicos têm o objetivo de aumentar a força de contração muscular no coração, para isso ele aumenta a concentração de cálcio no meio interno pois se liga as pontes de actina e miosina e provoca uma concentração mais forte do coração. Em decorrência disto há a perda rápida de potássio, intoxicação por potássio, ausência de potássio, arritmia e parada cardíaca e para evitar esse quadro e corrigir os efeitos colaterais dos digitálicos deve-se administrar também outro fármaco, o poupador de potássio que se trata de um diurético,

  • Cronotropismo – O Cronotropismo diz respeito aos BPM – Batimentos Por Minuto que o coração executa e em relação aos batimentos pode ocorrer a taquicardia e a bradicardia. Na taquicardia os batimentos estão aumentados e na bradicardia os batimentos estão diminuídos. Para controlar a taquicardia e a bradicardia são utilizados os betabloqueadores que tem ação simpática. 

  • Resistência Vascular Periférica – A resistência vascular periférica é encontrada nos vasos e está diretamente relacionada ou ao aumento ou diminuição da luz/raio do vaso, onde o aumento é a vasodilatação e a diminuição é a vasoconstricção.

Vasoconstricção – Ao lado, vemos um vaso com sua formação normal, e ao chegar no ponto A acontece uma vasoconstricção, onde a luz do vaso e reduzida e consequentemente há uma dificuldade na circulação e acumulo do que está localizado para trás do ponto A, assim ocorre um aumento da resistência vascular periférica. [pic 2]

Vasodilatação – No ponto B ocorre uma vasodilatação que é há a expansão ou aumento do vaso, com a vasodilatação a circulação é mais fácil e o fluxo pode até mesmo reduzir sua força, ocasionando assim uma diminuição na resistência vascular periférica.

Sendo assim, sabe-se que a resistência vascular periférica está aumentada na vasoconstricção e diminuída na vasodilatação

Situação – Um determinado paciente é hipertenso, possuindo uma pressão sistólica de 160 mmHg. Sabendo-se que o vasodilatador, o diurético e um digitálico agem sobre a hipertensão, cada um à sua maneira, o vasodilatador diminui a resistência vascular periférica, o diurético controla a hipertensão diminui a concorrência no fluxo dos vasos e o digitálico controla a pressão arterial através do estimulo parassimpático do nervo vago. Neste caso, qual medicamento deve ser utilizado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (478.9 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com