TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DAS AULAS DE FISIOLOGIA: SISTEMA CARDIOVASCULAR

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  3.393 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DAS AULAS DE FISIOLOGIA: SISTEMA CARDIOVASCULAR

2016

  1. INTRODUÇÃO

O Sistema Cardiovascular é formado pelos vasos sanguíneos e pelo coração, o qual é o órgão vital principal, oco, com atividade elétrica, situado no mediatano e que delimitam em quatro cavidades. Esse sistema tem a função de levar o sangue arterial para todo o corpo, e em seguida o sangue venoso é levado para os pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas. Em razão disto, para o corpo continuar recebendo sangue rico em oxigênio e nutrientes em todas as células, este processo é contínuo.

  1. DESENVOLVIMENTO

O Sistema Cardiovascular é composto pelo: sistema vascular o qual é um conjunto de veias, artérias e capilares; e pelo coração, o qual é um músculo oco que funciona como uma espécie de bomba, fazendo com que o sangue seja levado para todo o corpo. Esse sistema tem a função de bombear o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as células.

Situado no centro do tórax, o coração encontra-se dividido entre ventrículos e átrios, totalizando em quatro partes, a qual é chamada de camadas cardíacas. Entre as camadas cardíacas existem partições a qual faz a separação entre o átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. A parte que divide os átrios um do outro é chamada de septo interatrial, a parte que divide os ventrículos um do outro é chamado de septo interventricular, e a parte que divide os átrios dos ventrículos é chama de septo atrioventricular.

No átrio direito encontram-se as veias cavas: superior e inferior. A função da veia cava superior é trazer o sangue do coração da cabeça, pescoço, tórax e membro superior. Já a veia cava inferior traz o sangue para o coração dos membros inferiores e abdômen; No átrio esquerdo encontram-se as veias pulmonares, que tem a função de receber sangue rico em oxigênio quem vem dos pulmões; No ventrículo direito encontram-se a artéria pulmonar, que tem a função de levar sangue do coração para os pulmões; E no ventrículo esquerdo encontra-se a artéria aorta a qual é a principal artéria do corpo humano e é responsável por transportar sangue para todo o corpo.

As válvulas cardíacas são estruturas que formam as valvas cardíacas, composta basicamente de tecido conjuntivo, localizadas na saída de cada uma das câmaras cardíacas, que auxiliam no fluxo unidirecional do sangue. As valvas cardíacas são classificadas em: Atrioventrículas, localizada no septo atrioventricular, as quais se encontram uma no átrio direito a valva tricúspide e uma no átrio esquerdo a valva bicúspide; Semilunares, localizadas na saída de cada ventrículos, no direito a valva pulmonar e no esquerdo a valva aórtica.

        O funcionamento do sistema cardiovascular todo se baseia nos batimentos cardíacos. É a partir daí que os ventrículos e os átrios se contraem (onde o sangue passa a ser ejetado chamado um processo de sístole) e relaxam (onde a camada cardíaca passa a ser preenchido de sangue o qual esse processo é chamado de diástole), dando origem assim a um ciclo capaz de garantir a circulação toda do organismo.

        Há dois tipos de sangue, o arterial que tem alta concentração de oxigênio, onde são transportados pelas veias e o venoso que tem alta concentração de gás carbônico, onde são transportados pelas artérias. O ciclo desses sangues é feito por meio das veias cavas, o sangue que é oriundo do sangue rico em gás carbônico, mas pobre em oxigênio (sangue venoso) flui até o átrio do lado direito. Quando este se enche, o átrio bombeia o sangue até o ventrículo do lado direito. Quando o ventrículo direito também se enche, o sangue passa a ser bombeado até as artérias pulmonares através da válvula pulmonar, que vão acabar suprindo esses órgãos. O sangue então flui nos pulmões para os capilares, fazendo com que o gás carbônico seja eliminado e que o oxigênio seja absorvido. Através das veias pulmonares, o sangue que é rico em oxigênio (sangue arterial) flui até o átrio esquerdo do coração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (173.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com