TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia sistema nervoso

Por:   •  20/6/2018  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

MEDULA ESPINHAL 

Introdução:

A medula espinhal ou espinal é a estrutura cilíndrica e caudal do Sistema Nervoso Central formada por tecidos nervosos situados no interior do canal vertebral. Sua função é estabelecer a comunicação de comandos motores entre o sistema nervoso central e o corpo através do sistema nervoso periférico e vice e versa. Os sinais que passam pela medula são conhecidos como impulsos nervosos.

Estende-se do Forame Magno até aproximadamente a vértebra L1/L2. A partir do bulbo, se forma um tubo que desce por dentro dos ossos da coluna vertebral, orifício chamado de forame vertebral. Como a coluna é formada por várias vértebras, estrutura-se um túnel chamado de canal vertebral que possui a função de sustentar e proteger a medula espinhal.

Em um adulto comum, a medula  não ocupa todo canal vertebral, pois abaixo do nível da segunda vértebra lombar, forma-se uma estrutura caudal contendo meninges e raízes nervosas dos últimos nervos espinais, que em conjunto constituem a calda equina.

 [pic 1]

As meninges funcionam como uma espécie de película  protetora  entre os ossos da coluna e a medula. Se dividem em três tipos:

  • Dura-máter: externa e mais fibrosa.
  • Aracnóide: intermediária e vascularizada.
  • Pia-máter: mais interna, acompanha a medula até o cóccix dando sustentabilidade ao sistema nervoso central.

A medula apresenta sua forma cilíndrica sendo levemente achatadas e dilatadas nas regiões cervicais e lombar, respectivamente. Das intumescências cervicais, partem os neurônios que irão inervar os membros superiores formando o complexo braquial. Enquanto que a partir das intumescências lombares, saem os neurônios que irão inervar os membros inferiores formando o complexo lombossacro.

Os nervos que partem do final da medula se projetam para baixo por dentro do canal vertebral formando uma estrutura caudal, chamada de cauda equina. 

No “H medular” ou substância cinzenta, ficam aglomerados os corpos celulares dos neurônios.Enquanto que na substância branca, encontram-se os axônios. A coluna anterior é denominada corno ventral, onde encontramos terminações nervosas de axônios que motoras. Já as extremidades posteriores denominamos como corno dorsal, localizam-se as células que trazem informações sensoriais da periferia.

 

COLUNA VERTEBRAL

A coluna vertebral é responsável por proteger e sustentar a medula espinhal, sendo composta por vinte e quatro vértebras:

  •  7 cervicais (C1 a C7)
  • 12 torácicas (T1 a T12) ; com estas, se articulam as costelas, formando a estrutura óssea da caixa torácica.
  •  5 lombares (L1 a L5)
  •  5 sacrais (S1 a S5) ; em conjunto, formam o osso sacro.
  •  4 coccígeas ; se unem e formam o cóccix.

[pic 2]

NERVOSO ESPINHAIS

O sistema nervoso central se comunica com as estruturas corporais através do sistema nervoso periférico (impulsos nervosos), que está espalhado por todo o corpo. Os nervos que partem do encéfalo, são denominados nervos cranianos, e os nervos que emergem da medula são chamados de nervos espinhais.

São 31 os pares de nervos espinhais, dividindo-se e subdividindo-se, formam uma rede que conecta a medula espinhal a todas as partes do corpo. Todos os 31 nervos pertencem às quatro regiões da da medula, que são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (481.8 Kb)   docx (722.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com