TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fissão E Fusão Nuclear

Dissertações: Fissão E Fusão Nuclear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Fusão Nuclear ocorre juntando dois ou mais núcleos de átomos formando um novo núcleo com maior número atômico. O que ocorre na energia das estrelas, como a irradiada pelo sol é exatamento o processo de fusão, onde são fundidos quatro átomos de hidrogênio que formam um átomo de hélio e uma partícula atômica chamada nêutron. Nesse processo, a massa perdida é convertida em energia, assim sendo responsável pela temperatura ideal para a condição de vida na terra (14.000.000 ºC).

fisão Fissão Nuclear é a ação que força a divisão de um átomo para formar outros dois mais leves, liberando energia e um nêutron livre. Para que isso ocorra, são necessárias condições de temperatura e pressão ambientes. Esse método é muito utilizado em usinas nucleares e também foi utilizado em bombas atômicas, mas provavelmente não será mais usado pois é provado que bombas que utilizam o processo de fusão são muito mais potentes que essa. Não é considerada uma alternativa segura de geração de energia, mas pode ser considerada uma maneira prática para países que não possuem outras alternativas de usinas.

As bombas nucleares ou atômicas são armas criadas com extremo poder destrutivo. Para a criação dessas bombas, são utilizadas as técnicas de fissão e de fusão. As bombas de fissão, utilizadas na Segunda Guerra Mundial em Hiroshima e Nagasaki, agem disparando nêutrons contra átomos de urânio ou de plutônio, o que faz com que esses átomos se dividam e ocorra a explosão. Já as bombas de fusão, mais conhecidas como bombas de hidrogênio, foram elaboradas por Edward Teller, físico, e são comprovadamente mais potentes que as bombas de fissão. A bomba funciona com o processo da combinação de núcleos de hélio e hidrogênio, que formam elementos mais pesados que extraem colossais quantidades de energia quando liberados. Atualmente, muitos países tem um acervo nuclear, as chamadas de potências nucleares declaradas são os EUA, Rússia, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão e Israel. A potência de uma bomba nuclear pode ser calculada pela equação de Einstein:

E = mc²

Onde E é a energia liberada, m é a massa da bomba que "some" na explosão e cé a velocidade da luz. Os efeitos de uma ação nuclear podem ser devastadores em cidades inteiras. A explosão libera grande quantidade de radiação e pulso eletromagnético. Em Hiroshima foram mortas cerca de 68 mil pessoas na hora da explosão e 70 mil após alguns anos do ocorrido; e em Nagasaki morreram 38 mil e 35 mil nos dias subsequentes. Além da devastação momentânea, problemas genéticos nas gerações posteriores da dos sobreviventes são causados pela radiação, algo que ocorre até os dias atuais. Reatores nucleares são criados especialmente para gerar quantidades imensas de energia térmica, que posteriormente produzirão energia elétrica. Para gerar energia elétrica pelo reator, ocorre um processo de utilização da energia contida no átomo para ferver água. A partir disso, o processo não se difere das outras usinas: o vapor da água gira uma turbina que movimenta o gerador produtor da energia elétrica. Os reatores de fusão possuem importantes vantagens em relação a outras fontes de energia. Podem ser construídos em qualquer parte do mundo, não dependendo de aspectos naturais da região. Além disso o urânio, que é o principal combustível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com