TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Exames: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

A proposta desta pesquisa é abordar o Fluxo de Caixa e a importância nas tomadas de decisões, como uma ferramenta essencial na avaliação financeira das empresas.

Com objetivo de mostrar o quanto é importante o Fluxo de Caixa dentro de uma empresa e seu auxilio para se tomar as melhores decisões.

Palavras Chave: Fluxo de Caixa, Decisões , Empresas.

ABSTRACT

The purpose of this research is to address the cash flow and the importance in decision making, as an essential tool in the evaluation of financial companies..

In order to show how important cash flow within a company and its assistance to make the best decisions.

Keywords: Cash Flow , Decisions , Companies.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como temática o Fluxo de Caixa e sua importância nas tomadas de decisões dentro de uma empresa, informando as varias técnicas e maneiras de planejar as despesas, avaliar através de seus relatórios, seus rendimentos, diga-se lucros .

Diversas empresas sejam elas, industriais ou prestadoras de serviços, ainda dispõem de poucas ferramentas de acompanhamento, avaliação e controle das atividades que desempenham no mercado.

O constante avanço tecnológico obriga cada vez mais o aperfeiçoamento e conhecimento dos processos gerenciais dentro de uma empresa, tendo como objetivo facilitar o desempenho dos departamentos agregados, que soma valores e torna a tomada de decisões mais concisa.

É fundamental que estejam em contato direto diariamente , pois o sincronismo entre suas áreas de atuação é importantíssimo para os Ciclos de Caixa. Tempo decorrido entre o pagamento das obrigações e o recebimento da venda da mercadoria – (Financeiro).

Ao pesquisarmos sobre o assunto, foi estabelecido como objetivo principal analisar a importância do Fluxo de Caixa, no dia-a-dia das empresas, assim definimos como problemática:

A elaboração do Fluxo de Caixa auxilia nas tomadas de decisões empresariais?

Para respondermos a este questionamento, a metodologia usada foi Referencia Bibliográfica, a partir da coleta de dados e informações bibliográficas restrita a livros, artigos , internet e desenvolvida a partir de materiais já publicados.

O Fluxo de Caixa é um mecanismo de acompanhamento dos números, ou valores monetários da empresa. Apresenta informações valiosas no gerenciamento de recursos, e ainda atua como um dos mecanismos que apresentam informações relevantes à gestão da empresa ,que auxiliam diretamente a cumprir seu papel.

A Demonstração do Fluxo de Caixa propicia, ao gerente Financeiro a elaboração de melhor planejamento financeiro. O termo Fluxo de Caixa significa o equilíbrio ou a diferença entre o dinheiro que entra e o dinheiro que sai no final de um determinado período. Podendo ser elaborado de duas formas:

O Real, representado pelas movimentações que estão ocorrendo na empresa no momento presente, feitas através do dinheiro disponível. E o Planejado , que é feito através de dados que serão recebidos ou pagos futuramente, para saber em quais períodos haverá dissintonia entre as entradas e saídas de valores, antecipando assim as decisões futuras.

O mesmo deve ser elaborado conforme a necessidade de cada empresa, buscando evidenciar a atividade preponderante da empresa e seus efeitos na gestão financeira. Para uma boa analise do Fluxo de Caixa previsto e realizado é necessário que o gestor financeiro conheça todas as operações da empresa e cada departamento repasse as informações corretas para a elaboração do mesmo.

O Fluxo de Caixa , torna-se atualmente , uma ferramenta interessante no controle dos recursos financeiros de qualquer entidade, entretanto, ainda não está muito difundido no meio empresarial de pequeno porte.

O presente trabalho poderá contribuir para que as empresas de pequeno porte tenham consciência dos benefícios de um Fluxo de Caixa bem gerenciado, com a finalidade de manter um bom nível de liquidez , que permite saldar os compromissos assumidos dentro dos prazos estipulados, sem a necessidade de recorrer a capital de terceiros, tornando o Fluxo de Caixa uma ferramenta essencial na programação financeira.

Enquanto acadêmicos do curso de Gestão financeira, esta pesquisa nos trará conhecimentos para a vida profissional, que nos mostra como se dá o funcionamento do Fluxo de Caixa dentro de uma empresa e nos traz um maior entendimento sobre o assunto.

2. DESENVOLVIMENTO:

FLUXO DE CAIXA E SUA IMPORTÂNCIA NAS EMPRESAS

Entende-se como Fluxo de Caixa o registro e controle sobre a movimentação de entrada e saída dos recursos financeiros de uma empresa. Possibilitando o conhecimento do grau de independência financeira, com base na avaliação do seu potencial, para geração de recursos no futuro.

Através da elaboração do Fluxo de Caixa, o administrador financeiro procura conciliar a manutenção da liquidez e do capital de giro da empresa, para que possa honrar com as obrigações assumidas perante terceiros na data do vencimento, bom como a maximização dos lucros sobre os investimentos realizados pelos acionistas. (ZDANOWICS, 2004, p. 28).

Viabilizando a avaliação da capacidade de financiamento do seu capital de giro ou a identificação da necessidade de recursos externos, permitindo conhecer a capacidade de expansão com recursos próprios, gerados a partir de suas próprias operações e aferir o potencial efetivo das organizações para programar decisões de investimento, financiamento, distribuição de lucros e/ou pagamento de dividendos.

Ferramenta simples de grande valia, que quando colocada em pratica, só traz benefícios á empresa, pois com ela consegue-se enxergar em que dias a empresa encontra-se com mais dividas a serem pagas. Podendo ser elaborado de duas maneiras: Fluxo de Caixa planejado (projetado) e Fluxo de Caixa Real.

Conforme TOFILI (2008 , p. 69) “ o objetivo básico do Fluxo de Caixa Planejado é o de projetar as entradas e saídas de recursos financeiros, num determinado período , avaliando a necessidade de captar recursos ou aplicar os excedentes de caixa”.

Pode-se utilizar o Fluxo de Caixa planejado para provisionar as atividades futuras, para saber como se ajustar, prevendo o que se busca alcançar no próximo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com