TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fogo

Tese: Fogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Tese  •  4.749 Palavras (19 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 19

Início do fogo

Os incêndios podem começar através de falhas na instalação elétrica, na cozinha, com velas de cera, ou pontas de cigarro. O fogo pode propagar-se rapidamente para outras estruturas, especialmente se elas não estiverem de acordo com as normas de segurança; por isso, muitos municípios contam com os serviços do corpo de bombeiros, para extinguir possíveis incêndios rapidamente.

Processo de formação do fogo

Definição de fogo

Fogo e incêndio apresentam a mesma definição linguística; sob ponto de vista químico, são definidos como uma reação química exotérmica, isto é, libera energia. Esta reação, normalmente, denominada de combustão envolve a oxidação rápida de um combustível resultando em subprodutos e calor. Por exemplo, quando uma vela queima, ocorre o derretimento da cera, isto permite o aparecimento do pavio que manterá a chama acessa e fará com que a cera continue derretendo e a gerar vapor inflamável. Este vapor é o que queima, formando a chama. O fogo é, portanto, um processo químico de transformação e para que se inicie é necessário existir a presença de três elementos: combustível, comburente e calor.

Triângulo do fogo

Embora seja um conceito antigo, o Triângulo do Fogo é ainda muito aceito e também se torna mais fácil começarmos o estudo por ele. No Triângulo do Fogo três fatores são necessários para que haja fogo:

combustível, comburente e calor. Combustível É toda substância capaz de queimar e alimentar a combustão, permitindo a propagação do fogo. Pode ser:

 sólido (papel, madeira, tecidos, borracha, etc);

 líquido (álcool, gasolina, éter, etc);ou

 gasoso (acetileno, butano, propano, etc).

É um elemento essencial para o fogo, porque o alimenta. Não existindo o que queimar, não há fogo.

Comburente

Elemento ativador do fogo, o comburente possibilita vida às chamas, e intensifica a combustão. O principal comburente existente em praticamente todos os ambientes, já na concentração necessária para combustão, é o oxigênio. Normalmente o ar atmosférico é composto de 20,99% de oxigênio, 78,03% de nitrogênio, 0,88% de gases nobres (Ar, H2,etc) e 0,1%de carbono. Abaixo de 14% de oxigênio, a maioria dos materiais combustíveis não mantém a chama, já em concentrações menores de 8%, é certo que já não mais existe fogo. Sem o comburente não poderá haver fogo. Ambiente pobre de oxigênio o fogo quase não produz chamas, enquanto que, no ambiente rico de oxigênio elas são intensas, brilhantes e de elevadas temperaturas. 4

Calor

Elemento que dá início ao fogo. É a energia de ativação do fogo. É responsável pela propagação pelo combustível o suficiente para elevar a temperatura de um material até atingir o ponto de combustão ou de ignição. Considerando que dispomos de oxigênio à vontade na atmosfera e combustível sempre à nossa disposição, constatamos que a ciência de prevenção de incêndios repousa no controle das fontes de calor. Sabemos que o calor é gerado da transformação de outra energia, através de processo físico ou químico.

Fontes de ignição

TÉRMICA: a ignição é feita através de uma fonte de calor ou por uma energia de ativação direta;

QUÍMICA: a energia se produz através de uma reação química do tipo exotérmica dada por diluição, decomposição, etc.;

MECÂNICA: quando a energia é obtida através de um fenômeno físico de caráter mecânico, tais como compressão, fricção, atrito, etc.;

Tetraedro do fogo

A presença dos três elementos do Triângulo do Fogo não indica necessariamente que teremos Uma combustão, pois há necessidade de condições propícias para que haja a combustão. As abordagens mais modernas tratam o fogo como uma reação de oxidação, que ocorre no princípio do Tetraedro do Fogo, ou seja, além do combustível, comburente e calor, aparece, um quarto elemento, a reação química em cadeia, ou simplesmente reação química ou ainda reação em cadeia, ocorrendo quando o fogo se auto alimenta.

Reação química em cadeia

Ocorre quando o combustível, o oxigênio e o calor atingem condições favoráveis, misturando-se em proporções ideais, ocorrendo assim a reação em cadeia e surgindo o fogo. De outra forma podemos conceituar: quando o calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o comburente e queimam, irradiando outra vez calor para o combustível, formando um ciclo constante.

Formas de propagação do fogo

A propagação do fogo acontece normalmente por contato direto da chama com os materiais combustíveis através do deslocamento de partículas incandescentes, as quais se desprendem de outros materiais já em combustão e pela ação do calor. O calor é uma forma de energia produzida pela combustão ou originada do atrito dos corpos e se propaga por três processos de transmissão: condução, convecção e irradiação.

Condução

É a transferência de calor através de um corpo sólido de molécula a molécula ou de corpo a corpo. Quando dois ou mais corpos estão em contato, o calor é conduzido através deles como se fosse um só corpo. Ex.: uma viga de metal é usada como suporte de telhado de um compartimento, onde é mantido estoque de um material, a ocorrência deum incêndio (primário) próximo a uma das extremidades da viga pode provocar nesta um aquecimento capaz de, por condução, transmitir o incêndio (secundário) para os materiais que estiverem próximos dela.

Convecção

É a transferência de calor pelo próprio movimento ascendente e, às vezes, descendente, de massas de gases ou líquido, ou seja, é um processo de transmissão de calor que se faz através da circulação dum meio transmissor: gás ou líquido. A massa de ar aquecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com