TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonetica

Casos: Fonetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  1.779 Visualizações

Página 1 de 4

FONÉTICA

1) FONÉTICA (do grego phoné = som) é a parte da gramática que estuda os vários sons ou fonemas lingüísticos.

A Fonética pode ser: descritiva, histórica e sintática.

A Fonética é descritiva quando estuda os sons da voz humana no seu processo de formação. Exemplo: VER constitui-se de uma consoante constritiva, fricativa, sonora, oral, labiodental; de uma vogal fechada, oral e de uma consoante constritiva, vibrante, sonora, oral, alveolar.

A Fonética passa a chamar-se histórica quando estuda os sons da voz humana na sua transformação através dos tempos. Exemplo: VER provém do latim videre.

A Fonética é sintática quando estuda os fenômenos fonéticos operados nos encontros vocabulares. Exemplo: VÊ-LO provém do encontro de ver + o.

Fonte: Gramática Metódica da Língua Portuguesa - Napoleão Mendes de Almeida

2) A FONÉTICA é a ciência que apresenta os métodos para a descrição, classificação e transcrição dos sons da fala, principalmente aqueles sons utilizados na linguagem humana. A principais áreas de interesse da Fonética são:

Fonética articulatória: compreende o estudo da percepção da fala.

Fonética acústica: compreende o estudo das propriedades físicas dos sons da fala a partir de sua transmissão do falante ao ouvinte.

Fonética instrumental: compreende o estudo das propriedades físicas da fala, levando em consideração o apoio de instrumentos laboratoriais.

Fonte: Fonética e Fonologia do Português Thais Cristófaro Silva

3) A FONÉTICA, ou Fonologia, estuda os sons emitidos pelo ser humano, para efetivar a comunicação. Diferentemente da escrita, que conta com as letras – vogais e consoantes, a Fonética se ocupa dos fonemas (= sons); são eles as vogais, as consoantes; as semi-vogais.

Letra: cada um dos sinais gráficos elementares com que se representam os vocábulos da língua escrita.

Fonema: unidade mínima distintiva no sistema sonoro de uma língua. Há uma relação entre a letra na língua escrita e o fonema na língua oral, mas não há uma correspondência rigorosa entre estes.

Os sons da fala resultam quase todos da ação de certos órgãos sobre a corrente de ar vinda dos pulmões. Para a sua produção, três condições são necessárias: corrente de ar; um obstáculo para a corrente de ar; uma caixa de ressonância.

Caixa de ressonância: formada pela faringe; boca (ou cavidade bucal): os lábios, os maxilares, os dentes, as bochechas e a língua; fossas nasais (ou cavidade nasal).

Aparelho fonador: formado pelos órgãos respiratórios: pulmões, brônquios e traquéia; laringe (onde estão as pregas vocais); cavidades supralaríngeas: faringe, boca e fossas nasais.

Fonte:http://www.gramaticaonline.com.br/gramaticaonline.asp?menu=18cod=190

ANÁLISE PESSOAL SOBRE AS DEFINIÇÕES

Napoleão Mendes de Almeida apresenta um conceito de Fonética, que se mistura com o de Fonologia, sem sequer fazer menção à existência desta última ciência, e sem nenhuma distinção entre as duas. De forma parecida, porém mais explícita, o site gramaticaonline conceitua “Fonética ou Fonologia” como sendo sinônimos. Somente a definição de Thais Cristófaro Silva condiz com os estudos lingüísticos atuais, mostrando claramente que o objeto de estudo da Fonética é a natureza física da produção dos sons da fala humana e de como esses sons podem ser escutados e percebidos pelo(s) ouvinte(s).

________________________________________________________

FONOLOGIA

1) FONOLOGIA (do grego phonos =

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com