TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de Energias Renováveis

Por:   •  11/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.431 Palavras (14 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 14

INDICE

  1. Introdução        3
  2. Fontes de Energia Renováveis
  1. Energia  Hidrelétrica        4
  2. Energia  Geotérmica        4
  3. Biomassa        5
  4. Hidrogênio        6
  5. Biogás        6
  6. Biocombustível        7
  7. Energia  Solar        8
  8. Energia  Eólica        9
  1. Dissertação        10
  1. Introdução        10
  2. Tema        10
  3. Desenvolvimento do trabalho        11
  1. Pesquisa        11

  1. Site        11
  2. Recursos        11
  3. Conceito        11
  4. Ferramentas        12
  5. Tutoriais, dicas, códigos e imagens usadas no desenvolvimento do  site        12
  1. Projeto do Site " Mundo Renovável"-

------------------------------------------13

  1. Códigos das páginas  do site        19
  1. Código  HTML        19
  2. Código  css        21
  1. Apresentação do Site em Funcionamento em um computador----

---------------------------------------------29 7-Conclusão---------------------------41

  1. Bibliografia        42

1- Introdução

Pelo avanço tecnológico e desenvolvimento das civilizações, foram descobertos novas fontes de energia e novas formas de suas explorações.Através dos bens naturais, o homem pode satisfazer suas necessidades que estão sempre em mudança.

Para usufruir desses recursos por mais tempo e de maneira responsável, considerando-se algumas problemáticas como o aquecimento global e o efeito estufa, desenvolveram-se técnicas para o uso de energias mais limpas e que tivessem cada vez menos impactos ambientais.

Para uma melhor compreensão dessa questão, é necessário entender a diferença entre energia renovável e não renovável:

  • Considera-se como fonte de energia renovável aquela capaz de se regenerar por meios naturais. São inesgotáveis pois são encontradas em abundância  na natureza .
  • Já a energia não-renovável, quando utilizada, não pode ser reposta pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil. Como exemplo dessa energia, tem-se os combustíveis fósseis (Petróleo, Gás Natural,etc)  assim considerados pois suas reservas irão se esgotar a um prazo.

Abaixo, tem-se algumas estatísticas sobre a oferta primária de algumas energias:

[pic 2]

Como se pode observar, as fontes de energia não renováveis ainda são predominantes. Por isso mesmo, deve-se investir ainda mais no uso de energias alternativas, contribuindo para um menor impacto ambiental.


  1. Fontes de Energia Renováveis

  1. Energia Hidrelétrica

é a energia elétrica obtida através do aproveitamento do potencial hidráulico da água, proveniente geralmente de rios e correntes de água doce. A potência gerada é proporcional à altura da queda de água e à vazão do líquido. A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%

Como vantagens, temos o fato de não haver necessidade do uso de combustíveis para a produção de energia, pois converte a energia potencial gravitacional da água represada nas barragens através de turbinas diretamente para energia  elétrica. Outra vantagem é a constância dos preços. Isso porque para produzir energia hidrelétrica, não é necessário a importação de combustível. Sendo assim, é uma energia não poluente e renovável.

Como desvantagem, pode-se citar os casos onde ocorre a inundação de grandes áreas, contribuindo para o aumento do efeito estufa,pelo fato da produção de gases tóxicos que árvores submersas produzem , além do deslocamento que as inundações obrigam as populações a fazerem.

Em 2004, visando evitar os problemas do impacto ambiental , foi criado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) a resolução nº 347, de 10 de setembro de 2004, que obriga as construções de usinas hidrelétricas a terem uma compensação ecológica.

  1. Energia Geotérmica

É a energia proveniente do calor do núcleo da Terra. Esse calor se move pelo  interior da Terra e, em direção a superfície, derrete rochas formando o magma. Á água subterrânea em contato com as rochas aquecidas pelo magma também se aquece, formando fontes termais. São dessas fontes que são aproveitados os recursos da energia geotérmica.

Como formas de utilização dessa energia, temos:

Eletricidade: As usinas geotérmicas utilizam o vapor gerado pela água quente para movimentar turbinas. Para isso existe uma estrutura de canos que estoca

Bombas de Calor Geotérmico: Transferem calor diretamente para os ambientes ou recolhe o calor e o bombeia para uma porção subterrânea onde é resfriado.

a água quente vinda de poços subterrâneos profundos.

Utilização Direta: É utilizada a água de fontes termais para fornecer calor para a industria, ambientes e outros fins comerciais.


  1. Biomassa

Em questão de energia, a biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente em um único ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.

A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico, que é produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (287.2 Kb)   docx (107.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com