TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formacao Do Professor Alfabetizador

Pesquisas Acadêmicas: Formacao Do Professor Alfabetizador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 2

1) Atualmente, qual deve ser a formação do professor alfabetizador?

Baseado nos estudiosos Nóvoa, Silva e Almeida, formar professores é estimular o pensamento crítico- reflexivo e fornecer aos mesmos meios para que haja o desenvolvimento da autonomia e colaboração. A formação deve estimular uma perspectiva crítico- reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autônomo e que facilite as dinâmicas de autoformação participada. Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional (NÓVOA, 1995. p. 25).

Nesse prisma, a formação continuada possibilita o encontro sistemático entre os professores para fomentar diálogos em torno de suas práticas pedagógicas, dos problemas que enfrentam e das soluções que tecem. Tal situação favorece o entrelace de ideias, valores, costumes e de vivências constituintes do cotidiano da escola e da sala de aula. Este entrelace compõe redes de aprendizagem dos docentes ao fazer da reflexão fundamentada da prática pedagógica individual e coletiva o cerne do processo formativo na escola. É da natureza pedagógica da formação continuada socializar saberes e experiências didático- pedagógicas entre os professores. (SILVA e ALMEIDA, 2010, p. 17).

No entanto a formação atual dos professos não se da somente por cursos, conhecimentos teóricos e técnicas, mas sim por um conjunto de fatores que esta além, na vontade de cada indivíduo se tornar cada dia melhor.

2) Qual o perfil do professor alfabetizador ideal?

Vemos que para esse profissional ter um bom desenvolvimento em sua prática pedagógica são necessários tolerância, humildade, cora-gem e amorosidade, como afirma Paulo Freire, precisa ter uma boa formação, deve estar em constante formação além de estar atento às crianças.

Para que o professor alfabetizador possa estabelecer as re¬lações entre a realidade do educando e as exigências que o seu estudo requer, é relevante que tenha uma visão bem demarcada de que não bastam apenas os conhecimentos de alfabetização e conhecimentos gerais é necessário, antes de qualquer coisa, ser capaz de interpretar tais conhecimentos tendo como pano de fun¬do uma didática que oriente a sua prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com