TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Da Gestão Na ação Docente

Dissertações: Formação Da Gestão Na ação Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 8

FORMAÇÃO DA GESTÃO

NA AÇÃO DOCENTE

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4

2.1 POLÍTICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS.................................4

2.2 CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA ESCOLAR..............................5

2.3 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA..................................................6

2.4 TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO.....................................................................7

3 CONCLUSÃO......................................................................................................8

REFERÊNCIAS......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os conceitos trabalhados nas disciplinas e a sua relação com a formação da gestão na ação docente. É um momento de reflexão onde serão resgatados os conteúdos trabalhados durante o semestre em cada disciplina e também relembrar o trabalho individual Memorial de Formação.

Tem ainda como objetivo de aprimorar a habilidade de desenvolver trabalho em grupo, bem como a reflexão e o diálogo.

Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado e discutido o trabalho individual de cada membro do grupo e retirada as principais conclusões acerca das disciplinas estudadas neste semestre.

Temos como foco da Gestão dos Espaços Educativos a gestão democrática, participativa e descentralizada. Em Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar vemos que o currículo é o norteador das ações pedagógicas. Metodologia da Pesquisa Científica nos dá informações importantes a respeito de como fazer uma pesquisa e um trabalho acadêmico. Tecnologia na Educação mostra que é possível romper com velhos paradigmas através do uso da tecnologia e associar a mesmo ao processo de ensino-aprendizagem.

A reflexão sobre gestão escolar relativa ao processo docente educativo e o papel orientador do gestor, tem como pano de fundo a gestão democrática, participativa e descentralizada para que haja resultados positivos.

O gestor deve buscar o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando a valorização e desenvolvimento de todos na escola.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 POLÍTICAS E GESTÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

A escola é um mundo social, que tem características de vida próprias, seus ritmos e seus ritos, sua linguagem, seu imaginário, seus modos próprios de regulação e de transgressão, seu regime próprio de produção e de gestão de símbolos. Tudo isso é regido por leis que estão previstas na Constituição Federal e na LDB.

As políticas e gestão dos espaços educativos estão no cotidiano dos funcionários da escola e está presente também na vida dos pais e influência a sociedade. Têm como foco buscar uma administração escolar voltada para os interesses da maioria da população. E através de princípios básicos para a educação brasileira, tais como obrigatoriedade, gratuidade, liberdade, igualdade e gestão democrática entre outros que estão previstos na Constituição Federal, fazer com que a tomada da decisão se dê de forma participativa.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece e regulamenta as diretrizes gerais para a educação e seus respectivos sistemas de ensino e ainda dispõe sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) resguardando os princípios constitucionais e de gestão democrática.

A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e ainda financiamento pelo poder público, entre outros.

Essa disciplina nos leva a entender o sistema organizacional de uma escola bem como os processos desenvolvidas na mesma e também a importância dos conselhos escolares e da participação da comunidade.

Os envolvidos no processo educacional devem sempre buscar um objetivo comum que é compreensão, análise e reflexão sobre a educação brasileira, propondo melhorias que beneficiem a todos. Para isso é necessário um olhar crítico sobre o embasamento legal da organização da escola, construindo aos poucos uma administração democrática, participativa e descentralizada.

2.2 CURRICULO, CONHECIMENTO E CULTURA ESCOLAR

Através dessa disciplina entendemos que currículo é a formação profissional, ou seja, os estudos associados à experiência. O currículo de um orientador deve ser contínuo, pois através desde o professor irá transmitir o seu conhecimento, a sua cultura.

Na escola o currículo pode ser visto como o instrumento central para a promoção da qualidade na educação. É por meio deste que as ações pedagógicas se desdobram nas escolas e nas salas de aula. E através do mesmo se busca alcançar as metas discutidas e definidas, coletivamente, para o trabalho pedagógico. São necessárias permanentes discussões sobre o currículo, para que haja compreensão do processo curricular e das relações entre o conhecimento escolar, a sociedade, a cultura, a autoformação individual e o momento histórico em que estamos situados.

Podemos fazer uma análise crítica em relação à origem e o contexto do currículo, tendo como parâmetro o pensamento pedagógico brasileiro, percebendo assim as ideologias, valores e relações de poder presentes no contexto educacional. E através do estudo das leituras do currículo, levar o futuro professor a refletir sobre os novos desafios, tendo uma nova leitura do mundo e da condição humana, para poder compreender a dinâmica social, política, cultural e econômica da sociedade contemporânea.

Existe entre a educação e cultura uma relação íntima e orgânica. Tal relação educadora supõe a transmissão e a aquisição de conhecimento. Currículo e conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com