TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação De Docentes

Trabalho Escolar: Formação De Docentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

MATEMÁTICA PARA NÃO MATEMÁTICO

Com certeza para quem faz matemática é relativamente fácil, pois faz porque gosta. Esse é o problema, e aqueles que não são? Eis a questão.

Acreditamos que desde a séries iniciais os alunos o educador deve estimular a criança, para despertar o seu raciocínio lógico, resolvendo problemas matemáticos em situações reais do cotidiano, enfim preparando-o para ser mais confiante diante dos conhecimentos, resultando na boa desenvoltura no decorrer dos seus estudos.

É muito importante pensar na Matemática de maneira universal para que

supostamente todos os cidadãos adquiram os conhecimentos necessários para a vida ao sair da escola. PARRA (1996, p. 16) afirma:

É preciso decidir a respeito dos conteúdos e também sobre a

metodologia mais conveniente, para suprir em compensação muitos

temas costumeiros que tem continuado a fazer parte dos

programas, mas que hoje são inúteis.

CAUSA DA DIFICULDADE

Identificamos que a maior parte da dificuldade, foi a defasagem dos anos anteriores da formação de docentes na disciplina de Matemática. A maioria deles veem a disciplina como um obstáculo. A pesquisa em si não pode abordar todas as operações, mas a análise foi acerca das operações fundamentais, percebemos que a maior dificuldade é de ensinar os cálculos básicos para os alunos, e a falta de capacitação coletiva que é tão importante quanto a capacidade de projetar estratégias inovadoras para os docentes. Alguns desses problemas contêm fatos matemáticos relativamente simples, envolvendo uma Matemática elementar.

A Modelagem Matemática é, assim, uma arte ao formular, resolver e

elaborar expressões que valham não apenas para uma solução particular, mas que também sirvam, posteriormente, como suporte para outras aplicações e teorias (BIEMBENGUT, 2003, p. 13).

CONCLUSÃO

A realização desse trabalho possibilitou refletir sobre as sérias dificuldades que os futuros docentes apresentam na desenvoltura como atividade contínua. Percebe – se na análise de dados uma baixa qualidade de interesse, com uma visão negativa na disciplina de Matemática.

A maior dificuldade é abstrair as questões das operações fundamentais, que viabiliza desde o princípio pedagógico do discente. Percebeu – se uma grande divergência entre o saber como conhecimento e o saber ensinar, algo notório nas respostas obtidas no questionário, essa discrepância faz preponderar o poder do ensino frente ao conhecimento , fazendo com que apenas em um futuro distante tal fato seja percebido e infelizmente causando danos, talvez, irreparáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com