TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação De Preços - Aspectos Quantitavos

Pesquisas Acadêmicas: Formação De Preços - Aspectos Quantitavos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 8

Formação de Preços : Aspectos Quantitativos

Objetivo do capítulo

Os principais objetivos deste capitulo é apresentar o processo de formação de preços. Diferentes metodologias são apresentadas, como método de formação de preços com base nos custos plenos, nos custos de transformação e no custo variável. São abordados, também tópicos sobre a aplicação de Mark-ups na formação dos preços.

Um dos mais importantes aspectos financeiros de qualquer entidade consiste na fixação dos preços dos produtos e serviços comercializados. Todavia um preço equivocado ou serviço certamente causará sua ruína. E relação ao processo de formação de preços, alguns dos principais objetivos podem ser apresentados como:

proporcionar á longo prazo o maior lucro possível: a empresa consistiria em uma entidade que deveria buscar sua perpetuidade. Políticas de preços de curto prazo, voltadas para maximização dos lucros, devem ser utilizadas somente em condições especiais;

permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; não apenas o faturamento deveria ser aumentado, mas também os lucros das vendas. Algumas razões contribuem com efeitos negativos sobre os lucros: excesso de estoques, fluxo de caixa negativo, concorrência agressiva. Etc.

Maximizar a capacidade produtiva, evitando ociosidade e desperdícios operacionais: os preços devem considerar a capacidade de atendimento aos clientes - preços baixos podem ocasionar elevação de vendas e a não capacidade da manutenção de qualidade do atendimento ou dos prazos de entrega. Por outro lado, preços elevados reduzem vendas, podendo ocasionar ociosidade da estrutura de produção e pessoal.

Maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo auto-sustentado: o retorno do capital dá-se por meios de lucros auferidos ao longo tempo. Assim, somente por meio da correta fixação e mensuração dos preços de venda é possível assegurar o correto retorno do investimento efetuado.

Métodos genéricos de formação de preços

Três processos distintos podem ser empregados na definição de preços e costumam basear-se nos custos, no consumidor ou na concorrência.

Os processos de definição de preços baseados nos custos buscam, de alguma forma, adicionar algum valor aos custos. Por exemplo, empresas construtoras apresentam propostas de serviços, estimando o custo total do projeto e adicionando uma margem padrão de lucro.

Outra forma de estabelecer preços baseia-se no valor percebido do produto pelo mercado consumidor. Nessa metodologia, as empresas empregam a percepção que os consumidores têm do valor do produto, e não os custos do vendedor. Preços são definidos para se ajustar aos valores percebidos. Por exemplo, um consumidor pode aceitar pagar R$ 1,00 por uma cerveja em lata num bar e R$ 2,50 pelo mesmo produto num restaurante de luxo.

A terceira metodologia de formação de preços emprega a análise da concorrência. As empresas prestam pouca atenção a seus custos ou a sua demanda - a concorrência é que determina os preços a praticar. Os preços podem ser de oferta;

- quando a empresa cobra mais ou menos de seus concorrentes. Ou de proposta;

- quando a empresa determina seu preços segundo seu julgamento sobre como os concorrentes irão fixar seus preços.

Emprego dos custos na formação de preços

Um processo de tomada de decisão em que os custos exercem papel fundamental é representado pela formação dos preços dos preços que serão vendidos ou comercializados.

Além dos custos, o processo de formação de preços está ligado às condições do mercado, ao nível de atividade e à remuneração do capital investido. Dessa forma, o cálculo do preço de venda deve chegar a um valor que permita trazer á empresa a maximização dos lucros, ser possível manter a qualidade, atender aos anseios do mercado aquele preço determinado e melhor aproveitar os níveis de produção.

As condições que conduzem à formação dos preços podem se mencionadas por meio das seguintes características.

a) forma-se um preço base;

b) critica-se o preço-base à luz das características existentes do mercado, como preço dos concorrentes, volume de vendas, prazo, condições de entrega, qualidade, aspectos promocionais etc.

c) testa-se o preço às condições do mercado, considerando-se as relações custo volume-lucro, além de aspectos econômicos e financeiros;

d) fixa-se o preço mais apropriado com condições diferenciadas para atender as volumes diferentes, prazos não uniformes de financiamento de vendas, descontos para financiamentos (prazos concedidos) mais custos, comissões sobre vendas para cada condição.

A formação de preços deve ser capaz de considerar a qualidade do produto em relação às necessidades do consumidor, a existência de produtos substituídos a preços mais competitivos, a demanda esperada do produto, o mercado de atualização do produto, o controle de preços imposto pelo governo, os níveis de produção e vendas que ser pretende ou podem ser operados e os custos e despesas de fabricar, administrar e comercializar o produto.

Preços com base no custo

Nesse método, os preços são estabelecidos com base nos custos plenos ou integrais - custos totais de produção, acrescidos das despesas de vendas, de administração e da margem de lucro desejada.

O modelo RKW

Uma variante de método de formação de preços com base nos custos plenos o método de origem alemã RKW - Reichskuratorium für witschaftlichkeit ( em português, Conselho Administrativo do Império para a Eficiência Econômica ) - que alocava custos e despesas aos produtos fabricados. Os preços seriam obtidos mediante o acréscimo do lucro desejado.

No Brasil, o método RKW foi empregado na época do Conselho Interministerial de preços ( CIP ), órgão que controlou os preços de diversas empresas nas décadas de 60 e 70. A vantagem do método consistiria no fato de que qualquer alteração no custo ou despesa dos produtos poderia ter o efeito mensurado no preço.

Preço com base no lucro de transformação

Como os esforços da empresa estão concentrados, basicamente, nos custos de transformação, esse método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com