TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA: ATIVIDADES E JOGOS COMO FORMA DE ENSINO

Por:   •  27/4/2018  •  Monografia  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 9

ISEED/FAVED

HELLEN FERNANDES DEZEDIAS[1]

A MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA:

ATIVIDADES E JOGOS COMO FORMA DE ENSINO

SÃO FIDÉLIS

2017


ISEED/FAVED

HELLEN FERNANDES DEZEDIAS

A MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA:

ATIVIDADES E JOGOS COMO FORMA DE ENSINO

NOTA DE ARTIGO: _____________

SÃO FIDÉLIS

2017


RESUMO

A pré-escola tem o objetivo de abrir as portas do conhecimento para as crianças, mas como introduzir a matemática nesta novidade? O estudo visa demonstrar a matemática de forma mais prática e divertida para as crianças que estão na primeira fase escolar, a fim que elas cresçam já familiarizada com os números e as contas. As atividades e jogos podem colaborar com este crescimento, visando atingir todas as formas de aceitação da disciplina, de maneira que ajude ao aluno a compreender a natureza da representação numérica e o uso de números na resolução de problemas através de suas ações.

Palavras-chave:Conhecimento, crianças, matemática, jogos.

INTRODUÇÃO

Ensinar as noções básicas da matemática e da geometria para as crianças que estão ingressando no processo de aprendizagem, não é tão fácil como parece. Em um primeiro momento, faz-se necessário a utilização de linguagens e formas de expressões mais fáceis para a adaptação da criança.

Para as crianças de hoje em dia, que se desenvolvem cada vez mais rápido devido a utilização de novas tecnologias, é necessário algo prático e útil, que demonstre a importância da matemática para a construção da linguagem e para o dia-a-dia do indivíduo.

Por este motivo, este trabalho visa encontrar uma solução para facilitar o dia-a-dia com o pré-escolar, na aprendizagem da matemática, utilizando atividades e jogos como maneira de ensinar a criança a aprendizagem da matemática. Trazer a experiência a criança, o empirismo, conforme dizia Becker(1994) é a doutrina segundo a qual todo o conhecimento tem sua origem no domínio sensorial, na experiência.

Como o ser humano já cresce com a visão da matemática distorcida, temos em vista fazer a criança crescer com a vontade e necessidade de utilizar a matemática em seu desenvolvimento diário, com prazer e alegria. Além de demonstrar as operações matemáticas de forma mais prática e útil, para que cada indivíduo saiba diferenciar e como utilizar cada operação, desde o pré-escolar, pois aprenderá de forma mais prática e de acordo com o seu grau de aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

  1. Matemática

Considerando que a matemática é uma matéria de extrema importância para o desenvolvimento do indivíduo, visto como uma disciplina de fator primordial de utilização no decorrer da vida do ser humano, conhecemos a matemática como:

“A matemática não é apenas outra linguagem: 
é uma linguagem mais o raciocínio; 
é uma linguagem mais a lógica; 
é um instrumento para raciocinar." Richard P. Feynman

Desta forma, no mundo contemporâneo e globalizado se torna essencial que o indivíduo aprenda a matemática, como forma de abrir os horizontes educacionais, além de compreender que necessitamos utilizá-la em nosso dia-a-dia, através de pequenas práticas, desde a hora que acordamos, até a hora de irmos dormir.

Quando a matemática é ensinada no âmbito escolar, deve ser disciplinada a ser utilizada de forma atual e cômoda, conforme sua utilização na vida do ser humano, ou seja, operacionalizar cada situação comum, de acordo com o ensino da disciplina, que é essencial a todos.

Assim, se a pessoa passar por alguma atividade prática, que pode ocorrer normalmente na vida de cada um, saberá a operação a qual deve ser contabilizada, pois conhecerá os diversos nomes utilizados às quatro operações mais comuns da matemática atual: soma subtração, divisão e multiplicação.

        Para os contemporâneos, a matemática é uma disciplina difícil de ser compreendida, porém na prática e através de fórmulas demonstrativas fica mais fácil de aprender o conteúdo pertencente à matéria e conseqüentemente, evoluir no conhecimento da mesma.

Com a evolução dos tempos, os indivíduos passam a fazer novas descobertas, o que inclui a matemática, novas formas de conhecimento e aprendizagem vão se reformulando e facilitando cada vez mais a utilização da disciplina no dia-a-dia.

  1. O ensino da matemática na pré-escola

De acordo com o crescente número de crianças matriculadas no pré-escolar, em virtude da ascensão de seus pais no mercado de trabalho, este período escolar tende a visar novos conhecimentos para este quantitativo de “novo público” e se enquadrar nesta nova realidade.

Visto que a pré-escola tem o objetivo de incluir a criança no âmbito escolar e fazer com que a mesma se acostume com uma nova rotina de aprendizagem, a matemática enquadra-se em um mundo completamente diferente. A disciplina deve ser alinhada de forma que introduza números de forma que não seja causada estranheza a criança, que está vivenciando uma nova experiência.

Por este motivo, Jody L. Sherman-LeVos cita em seu artigo “Ensino da matemática para crianças em idade pré-escolar” que o professor deve ter em mente duas premissas básicas para o ensino da matemática a crianças: utilizar números para representar o mundo ou utilizar números para pensar sobre o mundo. Quando ele representa o mundo através de números, familiariza-os para as crianças, tornando sua aprendizagem recorrente aos fatos que ocorrem na vida da criança e que incluam números e/ou quantidades. Quando utiliza números para fazer a criança pensar sobre o mundo, é pensar no amanhã, em idade, datas, tudo que inclui números.

Neste caso, o professor torna-se um facilitador de aprendizagem para a criança, visando demonstrar os números e as quantidades de forma que ela entenda e construa um novo universo cheio de números e sabendo contar cada degrau que chegará a cada novo descobrimento sobre o mundo da matemática.

Quando as crianças estão habituadas a somente brincar e terem a atenção dos pais em qualquer necessidade e de repente, se vêem em um ambiente completamente desconhecido e com pessoas que não reconhece, tende a primeiramente ter que se habituar ao ambiente escolar, professores e colegas de classe, cada um com sua particularidade. Para o aprendizado da matemática nestas condições, nada melhor que a introduzir de maneira em que a criança já esteja acostumada desde seu primeiro convívio familiar, com atividades lúdicas, jogos e atividades práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com