TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Economica Serviço Social

Monografias: Formação Economica Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

O consumismo é uma ideologia e um hábito comum na sociedade contemporânea. O ato de consumir faz parte do cotidiano, e está presente em toda e qualquer sociedade humana. O apego aos bens materiais começou a se desenvolver nas décadas anteriores, e se fortaleceu na sociedade contemporânea, tendo como ápice na sociedade atual. Paralelo a este crescimento, a sociedade também se transformou e foi se adequando a um novo sistema. O setor de comunicação também transformou-se: novos meios de comunicação apareceram, os jornais

conseguiram reproduzir fotografias, a rádio deu os seus passos, a televisão foi

criada, depois a internet, e sem contar com os outros meios alternativos que também foram criados.

Para caracterizarmos as sociedades de consumo, é importante ressaltar outras mudanças como a passagem do consumo familiar para o consumo individual, e a transformação do consumo de pátina para o consumo de moda. Primeiro, iremos relatar a passagem do consumo familiar para o consumo individual, logo depois explicaremos a transformação do consumo de pátina para o consumo de moda.

Nas sociedades tradicionais, as atividades eram voltadas para suprir as necessidades básicas da família. Antes, as famílias produziam e supriam suas próprias necessidades de reprodução física e social. Essas sociedades tradicionais eram compostas por grupos de status. Tais grupos de status definiam um estilo de vida, que era independente de sua renda financeira. Nesta época, os nobres se vestiam e tinham hábitos diferentes dos demais, pois, por mais que não tivessem renda financeira, o seu título de nobreza justificava seu status e estilo de vida.

O processo de urbanização esteve, inicialmente, vinculado ao processo de industrialização. A cidade tornou-se o local propicio para as duas atividades ao se constituir em um espaço de concentração populacional, reunido às condições necessárias ao desenvolvimento.

Por um lado, permitiu a produção em grande escala e a redução dos preços das mercadorias. Por outro lado, essa ultima provocou a aumento da demanda, que por sua vez, incentiva o aumento da produção. Dessa forma, foi criado um circulo vicioso que fortalecia, cada vez mais, os grandes centros urbanos.

A análise do processo de urbanização é importante pelo de que a cidade é o local onde tipicamente se realiza a sociabilidade moderna Na última década, vários foram os estudos que, sobre perspectivas analíticas diversas, tiveram como objetivo central desvendar o processo de reestruturação produtiva nas empresas e seus desdobramentos no mercado de trabalho e na organização.

O comércio vem crescendo e se modernizando a cada ano que passa com isso o Brasil vem tendo um aumento muito significativo com os lucros. Com o passa dos anos temos um comercio mais moderno, com meios mais tecnológicos que facilita tanto para o os consumidores quanto para os comerciantes.

É importante salientar que os processos de industrialização e de urbanização brasileiros estão intimamente ligados, pois as unidades fabris eram instaladas em locais onde houvesse infra- estrutura, oferta de mão de obra e mercado consumidor.

Favelas é uma área degradada de uma determinada cidade caracterizada por moradias precárias, falta de infraestrutura e sem regularização fundiária. As favelas constituem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com