TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual A Forma De Identidade Social Do Homem Medieval

Pesquisas Acadêmicas: Qual A Forma De Identidade Social Do Homem Medieval. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Introdução

Pensar o serviço social: eis a tarefa

Hegel certa vez escreveu que é preciso “Pensar a vida”, e essa idéia acompanhou a autora, que concluiu que o que a impulsionava refletir era o próprio Serviço Social, suas relações com o capitalismo, etc.

Algo que a motivava era o aprofundamento dos estudos sobre a trajetória histórica do Serviço Social, para saber até onde essa trajetória favoreceu ou impediu o desenvolvimento da identidade profissional e da consciência social dos agentes profissionais. Outro ponto era saber até que ponto a alienação estava introduzida na categoria profissional, e também até que ponto os agentes tinham consciência de que a burguesia estava assumindo o controle da sua prática, transformando-a em um instrumento de reprodução das relações sociais de reprodução capitalista, e com isso sua identidade estava sendo moldada, consumida pela burguesia.

E será que os agentes tinham consciência, que se aderissem e operassem com tal identidade estariam a constituir respostas aos interesses do capitalismo? Onde não haveria nenhum potencial de transformação da realidade.

Criticamente a autora conclui “Pensar o Serviço Social, eis a tarefa”, um pensar dialético, que busca compreender o Serviço Social como fenômeno social, histórico e cultural.

A questão fundamental era “a ausência de identidade profissional fragiliza a consciência social da categoria profissional, determinando um percurso alienado e alienador da pratica profissional”.

Essa identidade é a identidade da profissão em si mesma, que está sendo pensada dialeticamente como categoria política e sócio-histórica. Somente recorrendo à dialética como pensamento crítico capaz de desmascarar o real, é que se poderia desvendar os caminhos necessários para buscar a identidade. Apenas no processo histórico que a identidade profissional adquiria concretamente a sua compreensão.

Não é possível estudar a identidade profissional do Serviço Social sem estabelecer ligação com as... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com