TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação de elementos em forma de sangue

Projeto de pesquisa: Formação de elementos em forma de sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.491 Palavras (14 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

I) Formação dos elementos figurados do sangue

A- Formação das Hemácias

Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,0 x 106/mm³,1 em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (moléculas protéicas de composta de 4 estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro, cada íon ferro é capaz de se ligar frouxamente a dois átomos de oxigênio, um para cada molécula de hemoglobina), e a sua função é transportar o oxigênio (principalmente) e o gás carbônico (em menor quantidade) aos tecidos. Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias.

Estas células não possuem núcleo e o seu citoplasma é rico em hemoglobina, que é responsável pela cor vermelha do sangue.Por conta da sua caraterística a hemácia é utilizada para diversas pesquisas, como osmolaridade de membranas.

A formação de hemácias é denominada eritropoiese. Este processo é dinâmico e envolve os processos de mitose, síntese de DNA e hemoglobina, incorporação do ferro, perda de núcleo, organelos e resulta na produção de glóbulo vermelho sem núcleo e com reservas energéticas.

A medula óssea é o cerne da eritropoiese que realiza-se pela diferenciação das células-tronco em proeritroblasto, eritroblasto basófilo, eritroblasto policromático, eritroblasto ortocromático e reticulócito (liberado na circulação). Após o período de um ou dois dias o reticulócito perde o retículo e torna-se um eritrócito.

Os Eritrócitos, ou Hemácias dos mamíferos,são anucleados e contêm grande quantidade de hemoglobina,uma proteína transportada de O2 .Em condições normais, esses corpúsculos, ao contrário dos leucócitos, não saem do sistema circulatório permanecendo sempre no interior dos vasos. Os eritrócitos Humanos tem a forma de disco bincôncavo. A forma bincôncavo de hemácias normal proporciona grande superfície em relação ao volume, o que facilita as trocas de gases. As hemácias são flexíveis, passando facilmente pelas bifurcações dos capilares mais finos, onde sofrem deformações temporárias, mas não se rompem.

Devido á sua riqueza em hemoglobina, uma proteína básica, os eritrócitos são acidófilos, corando-se pela eosina.Colocadas em meio hipotônico, as hemoglobinas se dissolve no meio (hemólise).

Restam as membranas,praticamente puras, que são conhecidas como “fantasmas” e tem sido utilizadas para estudos da membrana celular.

Ao contrario,quando os eritrócitos são suspenso em solução hipertônica, eles se encolhem irregularmente,deixando protuberância na superfície, e recebem o nome de Hemácias crenadas.

B- Formação dos Leucócitos granulócitos

( neutrófilos, eosinófilos e basófilo )

Os leucócitos são incolores, de forma esférica quando em suspensão no sangue, e participam da defesas celulares e imunocelulares do organismo. São classificados em dois grupos: granulócitos ou polimorfonucleares e os agranulócitos.

Os granulócitos tem núcleo de forma irregulares e mostram no citoplasma grânulos específicos que,ao microscópio eletrônico, aparecem envoltos por membrana.De acordo com a afinidade tintorial dos grânulos específicos, distinguem-se três tipos de granulócitos: Neutrófilos,eosinófilos e basófilos.Além dos grânulos específicos,essa células contêm grânulos azurófilos,que se coram em púrpura, e são lisossomos.Os granulócitos são células que vivem apenas alguns dias e morrem por apoptose no tecido conjuntivo, para onde migram por diadepese.

C- Formação dos leucócitos agranulócitos

(monócitos e linfócitos B e T)

O núcleo dos agranulócitos tem forma mais regular e o citoplasma não possui granulação especificas, podendo apresentar grânulos azurófilos,inespecíficos,presente também em outros tipos de celulares.Há dois tipos de agranulócitos: os linfócitos e ao monócitos.

Constantemente os leucócitos deixam os capilares e vênulas por diapedese,passando ente as células endoteliais para penetrar no tecido conjuntivo, onde muitos morrem por apoptose.Calcule-se que,no aduto normal,bilhões de granulócitos morrem diariamente no tecido conjuntivo .Os restos celulares são removidos rapidamente pelos macrófagos sem desencadear resposta inflamatória.

Todavia, quando os tecidos são invadidos por microrganismo os leucócitos são atraídos por quimiotaxia,isto é,substancias originadas do tecidos,do plasma sanguíneo dos microrganismos provocam nos leucócitos uma resposta migratória, dirigindo-se estas células para os locais onde existe maior concentração dos agentes quimitáticos.

O número de leucócitos por microlitro ( milímetro cúbico) de sangue no adulto normal é de 6.000 á 10.000. Chama-se leucocitose ao aumento leucopenia á diminuição no número de leucócitos no sangue.

O Linfócitos circulante no sangue e na linfa se originam principalmente no timo e nos órgão linfoides periféricos (braços,linfonodos e tosilas,por exemplo),a partir de células trazidas da medula óssea pelo sangue.A célula mais jovem da linhagem é linfóblasto,que forma o prolinfócito,formando este,por sua vez,os linfócitos maduros

O linfócitos é a maior célula da serie linfocítica.Tem forma esférica, com citoplasma basófilo e sem granulações azurofilas.A cromatina é relativamente do linfócito maduro.O linfóblasto apresenta dois ou três núcleos.

Ao contrario dos granulócitos, que são células diferenciadas e terminais,que não mais se dividem,os monócitos são células intermediarias,destinada a forma macrofogos dos tecidos.

A célula mais jovem da linhagem é o promonocito,encontrado somente na medula óssea,virtualmente idêntica morfologicamente ao mieloblasto.A existência de uma célula ainda mais jovem,o monoblasto,precursora do promonócito,é uma assunto controvertido,pois sua identificação na medula óssea normal é praticamente impossível.Em certas doenças da medula óssea aparecer uma célula que muitos hematologistas admitem ser o monoblastos.Porem essa interpretação não tem aceitação universal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com