TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forças Intermoleculares

Monografias: Forças Intermoleculares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

TENSÃO INTERFACIAL.

O que é?

Em um fluido as moléculas tendem a ficar ligadas entre si. E a tensão interfacial está ligado a tensão entre dois fluidos, ou seja, a tensão que elas tem de ficar ligadas umas as outras.

EXEMPLO.: formato de gotas – lembrar de um conta gotas.

Pergunta: será que todas as gotas vão ser do mesmo tamanho de qualquer produto?

Resposta: Não, pois essa relação exige saber quanto de tensão interfacial existe entre a gota e o ar. O próprio tamanho da gota também indica o tamanho da tensão interfacial. PORQUE ? Porque se a tensão fosse maior, a gota ia tender a ficar grudada e iria demorar muito mais para cair.

Tensão Interfacial entre Líquidos/Líquidos.

Está relacionada a energia superficial de gibbs.

A Tensão Interfacial de duas fases líquidas A e B é designada por GAMA^ AB. Se supormos uma separação entre essas fases [ ver desenho ], será formado 1m² de uma superficie alfa pura com energia de gibbs superficial igual a GAMA^ BV. O aumento da energia de Gibbs é chamado de trabalho de adesão, Wa^AB, entre as fases alfa e beta. Como A e B estão em contato com a fase vapor então escrevemos GAMA^AV para tensão interfacial entre alfa e a fase vapor. Da mesma forma faz-se para GAMA^ BV. Logo chegaremos a essa formula:

Onde alfa e beta são fases liquidas e alfaV e BetaV são fases de vapor.

Tensão Interfacial entre Líquidos/Sólidos.

1. Tensão interfacial

A noção de tensão superficial aplica-se também à superfície de separação entre duas substancias quaisquer, sendo então denominada tensão interfacial. Ao contrário da tensão superficial de um liquido, a tensão interfacial de um par de substâncias pode ser negativa; neste caso a energia potencial de coesão diminui à medida que a área da interface aumenta, e este aumento se produz espontaneamente por ser a adesão entre as moléculas mais intensa do que a coesão entre elas. Por exemplo, certos óleos minerais flutuando sobre água tendem a espalhar-se até constituírem uma película monomolecular (o que sugere um processo para medir o número de Avogadro).

Para muitos fins práticos é desejável que as tensões superficial e interfacial sejam tão baixas quanto possível; é o caso dos lubrificantes (que devem espalhar-se por todos os pontos das superfícies deslizantes); dos detergentes (que devem insinuar-se entre duas substancias para separar uma da outra); de drogas medicinais.

AÇÃO DETERGENTE

As tensões interfaciais entre água de sabão e o sólido ou a gordura são negativas; portanto as superfícies de contato entre a água de sabão e o sólido ou a gordura tendem a aumentar; assim a água de sabão se insinua entre a gordura e a superfície do sólido, lavando esta.

A interface entre dois liquidos imiscíveis é um local de energia livre decorrente de um desequilibrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com