TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forças Macroambientais

Pesquisas Acadêmicas: Forças Macroambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  1.505 Visualizações

Página 1 de 2

1)- O macro ambiente no sistema Administrativo compõem- se de fatores externos o qual devem ser levados em consideração e estudados para as tomadas de decisões para a atuação da empresa no mercado. Ele é constituído pelas forças econômicas, tecnológicas, socioculturais, forças internacionais, politico-legais, ambientais, demográficos que ocorrem no mundo e na sociedade em geral.

As forças econômicas tem impacto significativo sobre qualquer empresa, pois a saúde econômica de uma nação afeta diretamente o desempenho dos negócios, e pode ser utilizada tanto como oportunidades de expansão como uma grande ameaça direta a estabilidade de uma empresa. Portanto as empresas tem que estar constantemente vigilantes de como anda a economia interna e externa no mundo atual.

Forças Tecnológicas, tem grande importância no mundo atual, pois impacta a sociedade como um todo, afeta diretamente a produção das empresas e o modo de operacionalizar seus produtos e serviços. As forças tecnológicas são constantemente uma via de mão dupla, tanto pode alavancar uma empresa como pode dizimá-la. Nos dias atuais de constante evolução tecnológica é necessário o monitoramento constante quanto o desenvolvimento tecnológico para manter a competitividade da empresa.

Forças Socioculturais, elas são constituídas de atitudes e valores de uma sociedade que estão em constante movimento, e variam de país para país. Cada país tem um sistema cultural específico onde norteiam as atitudes e gostos dos consumidores, podemos tomar como exemplo a proibição de fumar em locais públicos, que no momento está se tornando questão cultural. A escolha de empresas com valores aplicados a melhoria e cuidados do meio ambiente.

Forças Internacionais, em um mundo globalizado em que vivemos hoje também atua de forma importante principalmente nas empresas que decide – se internacionalizar, em um mundo atual praticamente sem fronteiras faz-se necessário acompanhar as mudanças externas, tanto politicas como econômicas. Podemos exemplificar também como as importações da indústria chinesa impacta fortemente nossas indústrias em diversos segmentos.

Forças Político-Legais, incluem situações como a estabilidade política, resultado de eleições, programas de incentivos fiscais, decisões tomadas pelo governo como regulamentações para os ramos de atividades ou novas leis que delimitam o campo de ação de cada segmento empresarial.

Forças Demográficas, O estudo das forças demográficas deve ser realizado antes mesmo de abrir a empresa, pois através dele saberemos se o produto ofertado será aceito em determinada concentração populacional, se as características do produto são aceitáveis em determinada cultura, se a renda per capita da população admite o preço do produto etc.

Forças Ambientais, Não são todos os autores que concordam com a inclusão das forças ambientais como fator de influência na organização das transações diárias das empresas, porém esse tema no momento é de grande visibilidade , pois a consciência ambiental está crescendo para o grande público e a preocupação que as organizações devem ter com relação ao meio ambiente, avaliando os impactos de leis de proteção ambiental, consumo de energia é um diferencial aos olhos do consumidor.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »