TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotografia Na Pulicidade

Ensaios: Fotografia Na Pulicidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

Fotografia Publicitária

A Fotografia Publicitária é a fotografia especialmente produzida para a difusão comercial de um produto, independente do suporte escolhido pelo anunciante.

Não tem compromisso com a verdade, com acontecimentos dos fatos,procuram criar desejos de consumo, promovem conceitos e produtos através de uma apelo visual, é uma criação de um discurso persuasivo.

Atualmente a fotografia publicitária tem um papel muito importante nas campanhas, pois as imagens são os elementos mais impactantes quando o cliente olha para a propaganda.

Dentro das campanhas existem vários tipo de fotos publicitárias como as fotografias de ostentação publicitária, que tem a presença absoluta do objeto, há ausência da profundidade de campo, gestão criteriosa da posição do objeto a fotografar.

EX:

1

E fotografias de encenação publicitária aonde a apresentação dos produtos é cada vez menos importante em proveito de um esforço de encenação de dramatização, mais do que significar uma presença, procura-se assegurar a significação de uma narrativa, para enquadrar o produto num conjunto de qualidades.

EX:

Tratamento da Fotografia Publicitária

Na Fotografia Publicitária existe, por norma, uma hiper-definição de tudo o que aparece. As cores, por exemplo, são apuradas e trabalhadas ao máximo para que se consiga atingir a tonalidade pretendida, sendo que há certas marcas que até registram suas cores, como é o caso do vermelho inconfundível da Coca- Cola. Muitas vezes, os produtos que aparecem nas fotografias publicitárias surgem hiperbolizados, no sentido de os realçar na sua tonalidade ou então de apenas uma certa parte.

2

História e importância da fotografia na Publicidade

Em 1839 surgiu oficialmente a fotografia, porém já haviam estudos sobre a mesma desde meados de 1550, pois por volta de 1544, Leonardo da Vinci percebeu as possibilidades da câmara escura e começou a utilizá-la.

Com o passar do tempo a fotografia se aprimora juntamente com as tecnologias ao seu redor, mas a utilização da imagem pela imprensa era esporádica, era basicamente usada como referência para a produção de gravuras, no final do Séc XIX os publicitários americanos e europeus já estavam convencidos que imagens vendiam bem e no Brasil os primeiros “escritórios dedicados a distribuir anúncios” apareceram no Séc XX.

Quando haviam fotos em anúncios, na maioria das vezes eram colagens das imagens com cenários desenhados, tinha apenas um caráter ilustrativo, isso era decorrência das precárias condições de impressão, e era mais do que comum usar a fotografia como base para ilustrações.

O primeiro gênero fotográfico a ser utilizado de maneira sistemática foi o retrato na chamada publicidade testemunhal que tinha influência dos retratistas com poses mais rígidas, não era pensada uma linguagem específica para a publicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com