TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fotografia

Artigos Científicos: Trabalho De Fotografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA

Fotografia é a arte de escrever com luz, uma perfeita combinação entre luzes e sombras captadas por frações de segundos, transformando-se em elementos visíveis, únicos e interpretáveis das mais diferentes formas, dependendo do repertório do observador. O termo fotografia tem origem grega, foto = luz, grafia = escrita. A primeira fotografia foi feita por Joseph Nicéphore Niepce, na data de 1826, que conseguiu depois de 10 anos de tentativas captar a vista da janela do sótão de sua casa em Charles-sur-Saône.

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA

A fotografia publicitária é um dos maiores elementos usados para a elaboração de campanhas, principalmente, na mídia impressa. É ela a grande responsável pelo desejo criado nas pessoas de quererem consumir o produto. Mas essas fotografias bem produzidas encontradas em outdoor, revistas, jornais, cartazes e folhetos fazem parte de uma tecnologia recente. Até meados dos anos 30, a ilustração a traço era a base da propaganda impressa no Brasil. Nessa época, a mesma não era tratada por agências publicitárias como acontece atualmente, eram os próprios jornais e revistas que faziam a arte para veiculação nas suas páginas. A propaganda custou a adotar a fotografia. Apesar da impressão fotográfica ser possível desde 1880, quando apareceu o processo de impressão halftone, a utilização da fotografia pela publicidade não aconteceu na sequência.

Em 1940 Chico Albuquerque o pioneiro da foto publicidade da inicio à liberdade de criação fotográfica publicitária brasileira com características próprias.

Hoje, a preocupação não é mais com a identidade da fotografia brasileira, e sim com seu constante aperfeiçoamento e inserção de novas tecnologias que possibilitem os mais diversos efeitos para se adequarem às idéias dos publicitários e de seus clientes. Como ferramenta da publicidade, a fotografia será preponderante em quase todos os meios escolhidos no planejamento de mídia, constituindo-se uma das formas pela qual se traduz o tema e o posicionamento da campanha. Por meio de uma linguagem não verbal, a fotografia publicitária consegue sintetizar em uma única peça o que um texto verbal conseguiria explanar em muitos parágrafos, e consegue esse feito em um tempo recorde, o tempo que leva para o olho reconhecer os elementos da composição e o cérebro decodificar a mensagem. Há relação de ancoragem do texto com a imagem, podendo a imagem ter vários sentidos e o texto funcionando aí como uma espécie de guia para o público, enfatizando em qual sentido a imagem deve ser lida. A partir do conceito de fotografia publicitária, qualquer imagem pode ser usada para tal finalidade, desde que seja aplicada ao seu determinado contexto por mais estranha ou absurda que seja, hoje a fotografia tecnicamente perfeita já não é a característica principal e não é mais considerada fotografia de vanguarda. A nova imagem fotográfica pede conceito e não técnica. .No universo da publicidade o trabalho fotográfico está inserido em quase todos os segmentos. É uma ferramenta com tamanha capacidade de prender a atenção das pessoas com os seus recursos. Pensar em publicidade sem levar em conta a fotografia é praticamente impossível, o resto é criatividade como peças somente com desenhos, tipologia textual etc. As pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com