TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fraudes Na Contabilidade

Dissertações: Fraudes Na Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 6

FRAUDES E ESCANDALOS NA CONTABILIDDE

Orientador: Professor Helton Cristian de Paula

SALINAS/MG

2014

FRAUDES E ESCANDALOS NA CONTABILIDDE

Os freqüentes escândalos envolvendo grandes e renomadas empresas no mundo todo têm despertado interesse em se conhecer mais profundamente os motivos que levam os administradores a agirem de tal forma, bem como a repensar as leis existentes e verificar a possibilidade de criação de novas leis.

Assim, torna-se evidente que empresas necessitam perceber a necessidade da revisão de seus sistemas ajustando-os às necessidades do negócio, treinando seus funcionários e internalizando a importância de tais sistemas para a empresa como um todo, evitando, dessa forma, que novas fraudes ocorram.

Nos últimos anos diversos escândalos financeiros têm levado os auditores, empresários e os governos ao desafio de resolver o sério problema de combate às práticas inadequadas e às fraudes, bem como, às práticas corruptas tanto no âmbito das corporações, como do governo. Tais escândalos ocorreram em decorrência de uma série sofisticada e complicada de ações que pretendiam esconder a verdadeira situação financeira das empresas, mediante o mau gerenciamento do patrimônio. Alem de prejudicar inúmeras pessoas, esses escândalos financeiros levaram ao descrédito não só o mercado de ações, como, também, os profissionais de contabilidade e auditoria. Neste sentido a proposta do presente artigo é levar os profissionais de contabilidade a refletir sobre a estrutura do estudo de Contabilidade.

Considerando que tanto contadores como auditores passaram a ser responsabilizados, justa ou injustamente, por práticas inadequadas realizadas por diversas organizações, é preciso despertar o interesse profissional para aspectos relevantes, voltados para a prevenção e apuração de fraudes, a partir da implementação de sistema de controle interno e de contabilidade.

Com a descoberta de fraudes a auditoria deve estar sempre preparada para a hipótese de sua ocorrência e quando encontrar qualquer indício deve avaliar a sua relevância, principalmente, quando o escopo do trabalho se refira à emissão de relatório e parecer sobre as demonstrações contábeis. Para isso, uma vez constatada qualquer irregularidade, ou, prática inadequada, deve buscar elementos de convicção, aprofundando o exame até apurar o montante envolvido. A revolução na contabilidade trouxe uma realidade para obter os dados contábeis um avanço na agilidade na informação os usuários na necessidade de planejamento estratégico para manter um enriquecimento à objetividade no valor de transmissão de resultados de forma flexível e diferenciada a ser utilizado na partilha de informação trazendo resolução são metas para os problemas no estoques de todos os usuários e empresas. A gerenciada de negócios trazendo melhoria significativa para proporcionar uma capacidade de processar de informações em fim confiável com essas mudanças trará um processo de gestão de organização de dados, levando os profissionais a constantes atualizações e flexibilidade para alcançar seus objetivos.

O fraudador poderá omitir o lançamento de um registro, fazer lançamentos falsos, utilizar resultados incorretos ou omitir erros encobertos nos livros de registro. Poderá também destruir documentos originais ou, ainda, fazer uma mistura de todas estas irregularidades em alguns documentos e registros :

- Omissão de lançamentos

- Lançamento falso

- Anotação falsa ou outros cálculos

- Registro falso nos livros fiscais ou comerciais

- Destruição de documentos

- Preparação de documentos falsos

- Alteração dos documentos originais

O desenvolvimento de aplicações positivas no avanço da contabilidade é a abertura de novos mercados possibilitando os recursos de acesso de inúmeros usuários entre outras atividades garantindo a gestão do controle nos negócios e mais eficientes e estratégicos. Relacionando mudanças para um processo de benefícios que levará capacidade de buscar o aumento de comunicação nos controles existentes para a diminuição de prazos e custos.

O trabalho do auditor é assegurar que a contabilidade da empresa esteja de acordo com os princípios de ética esta, deve ser honesta, o auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros, mas deve planejar seu trabalho avaliando todos os fatos e riscos que podem conter nas demonstrações contábeis. Quando o auditor for planejar a auditoria deve verificar com a administração da entidade sobre qualquer fraude ou erro que tenham sido detectados anteriormente, ele deve ter conhecimento suficiente das atividades de auditoria interna para auxiliar, planejar e a desenvolver suas funções. Tem a obrigação de comunicar a fraude ou erro à administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.

Vale lembrar que, embora haja uma percepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com