TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancer

Tese: Freelancer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 QUESTÃO 01.........................................................................................................4

2.2 QUESTÃO 02.........................................................................................................4

2.3 QUESTÃO 03.........................................................................................................5

2.4 QUESTÃO 04.........................................................................................................6

2.5 QUESTÃO 05.........................................................................................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERENCIAS...........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O maior benefício para quem contrata temporários é o custo, aliado à flexibilidade. Sem uma força de trabalho fixa, é mais fácil e mais barato embarcar e desembarcar de novos projetos. É natural, portanto, que as empresas deem especial atenção aos temporários em momentos de crise ou de escassez de mão de obra — como acontece no Brasil. “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”

No Brasil, a tendência esbarra na legislação trabalhista, que restringe a contratação de temporários a duas situações — picos de demanda e afastamento temporário de funcionário (licença-maternidade, por exemplo) — e por um período de três meses, prorrogáveis por mais três. A solução intermediária tem sido contratar consultorias de recrutamento que empregam os funcionários em tempo integral e oferecem o serviço temporário para grandes empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

1) As organizações com a IBM, e outras citadas no texto apresentam, certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais se vínculos formais. Baseando nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas.

R- As organizações burocráticas são caracterizadas por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades, especialização do trabalho e hierarquia. Baseiam-se na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível e a contratação de funcionários é de maneira direta.

Já as organizações como a IBM seguem uma tendência de maior flexibilidade e de maior adaptação às necessidades do mercado, sem o cumprimento rígido de carga horária, sem vínculos formais. Os chamados freelancers são contratados para executar algumas tarefas específicas, ou temporárias. O maior benefício para este tipo de contratação é a redução de custos.

2) Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa caerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

R. As empresas de tecnologia como a IBM, Facebook e a Google têm como política cultural uma gestão mais flexível e mais preparada para às mudanças contínuas do mercado. Com a acelerada evolução da tecnologia nos últimos tempos, a economia delineia um novo e poderoso modelo de produção, influenciado pelas plataformas digitais cada vez mais presentes e disponíveis.

A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores. Com mais de 400 mil colaboradores em todo o mundo, a IBM é a maior empresa da área de TI no mundo. Nos últimos anos, a IBM transformou completamente seu modelo de negócio. A empresa se desfez de várias atividades que já tinham se transformado em "commodities" e ampliou os investimentos nas áreas de prestação de serviços, que possuem um superior valor agregado, como consultoria, Informação on Demand e Serviços. Hoje a empresa é referência de tecnologia de ponta, de computadores e acessórios digitais, estando presente em 150 países, com fábricas e instalações em 15 países, incluindo o Brasil.

O FECEBOOK é atualmente, o maior sítio de relacionamento do mundo, atingindo a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o planeta (Wikipédia, 2013). Um dos grandes méritos do Facebook foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários. De acordo com pesquisas realizadas pela Glassdoor, atualmente a empresa é considerada um dos melhores lugares para se trabalhar. Além de oferecer remuneração 13% acima do mercado, a empresa faz avaliações de desempenho dos funcionários a cada seis meses e, a partir delas, concede promoções e aumentos para a equipe. Na sede da empresa, todos estão liberados para usar as bikes existentes por toda parte e no interior dos escritórios, o piso de cimento foi projetado para deslizar de patins, skates e patinetes, propiciando um momento de lazer em um ambiente tão competitivo, de muita responsabilidade e com um nível do trabalho bem alto. A organização possui uma cultura que incentiva a inovação em ritmo acelerado e não está preocupada com as falhas que possam vir a ocorrer.

O GOOGLE é uma empresa multinacional de serviços online

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com