TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancer E Estresse

Trabalho Escolar: Freelancer E Estresse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 3

O pagamento atrasado, calote, dificuldade em lidar com clientes, falta de estabilidade financeira, jobs não aprovados… essa, de fato, é a realidade do freelancer de qualquer área.

Se você depende dos seus trabalhos como freela para viver e está passando por essa situação “no limite” do estresse, muita calma. Você não pode se deixar abater nem sucumbir às dificuldades do caminho que escolheu. Sua criatividade pode ser afetada, assim como sua produtividade, saúde e motivação. E os clientes acabam percebendo uma queda na qualidade dos seus serviços, podendo gerar um ciclo vicioso.

O site Freelancer Folder fez um post muito legal com algumas dicas valiosas para freelancers evitarem surtos e desesperos. Nós traduzimos abaixo:

1. Não se comprometa com o que não pode:

nunca pegue mais trabalhos e responsabilidades do que você pode aguentar. Isso significa que você não tem que trabalhar além do necessário. O ideal é você prestar atenção aos preços dos seus trabalhos e ver se eles estão compatíveis com a qualidade oferecida e o mercado, para que não seja necessário pegar milhões de trabalhos para garantir seu sustento. Equilíbrio é a palavra certa.

2. Aprenda coisas novas:

incluir coisas diferentes na sua rotina é uma maneira audável de manter seu cérebro ativo e aberto para novidades. Atividades como leitura, práticas esportivas, dança, música ou o que você quiser, podem relaxar e expandir os pensamentos, o que te ajuda e muito na concentração durante o trabalho.

3. Demita clientes problemáticos:

sim, isso é uma solução radical, mas dependendo do caso, você elimina 100% do seu estresse. Clientes que exigem mais do que aquilo pelo qual estão pagando, clientes complicados e indecisos, mal educados, podem ser resposnável pelo seu surto e desmotivação. Pense que no lugar deste, podem vir outros clientes que te acrescentam e possibilitam uma parceria de mais confiança e rentabilidade financeira e emocional.

4. Proteja seus relacionamentos fora do trabalho:

quando estamos na vida de freelancer, é comum atentarmos somente para o networking referente a nossa carreira. Ledo engano. Família, amigos novos e antigos, colegas e pessoas novas podem agregar e muito, dando conforto, estabilidade emocional, alegrias e momentos valiosos pra toda a vida.

5. Cuide da sua saúde:

freelancers costumam não ter tempo pra nada, mas é importante manter uma rotina de exercícios físicos. Muito tempo no computador pode desencadear uma sério de doenças, desde dores musculares a problemas de visão. Check-ups regulares também são fundamentais.

6. Tenha outros profissionais para te ajudar:

se você não sabe muito bem como lidar como algumas áreas, como contabilidade ou programação, contrate alguém para te ajudar. A maioria dos freelancers querem fazer tudo sozinhos, mas o resultado pode acabar sendo desastroso.

7. Não leve as coisas para o lado pessoal:

a rejeição existe em todos os setores e acontece com todos os profissionais. Críticas não devem nunca ser levadas para o pessoal e devem servir para você melhor alguns pontos do seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com