TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers

Resenha: Freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  171 Visualizações

Trabalho mas flexível, sem contratos trabalhista com uma empresa e receber o pagamento por produção: é rotina de um freelancer. Conhecidos como “freela” ou “frila” no Brasil, são profissionais autônomos que atendem a demandas específicas e projetos especiais. A prática é comum no mercado da comunicação (entre jornalistas, publicitários e fotógrafos, por exemplo), mas ganha espaço em outras áreas, como tecnologia da informação e gerenciamento de projetos.

Para Eduardo Ferraz, consultor de Gestão de Pessoas, a criação de uma vaga efetiva para um freelancer é 80% responsabilidade do profissional e 20% da empresa. “O freela que trabalha bem geralmente é contratado para outros projetos”.

“Quando o resultado é excelente, é praticamente certo que a empresa vai querer contratar, vai querer aquele profissional como efetivo”, diz.

A grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é, sobretudo, de ordem prática, haja vista que muitos dos que assim se aventuram estão saindo de seus cursos de formação e, encontrando dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho, optam por sair a campo atrás dos primeiros projetos.

Outra questão refere-se à legalização: em alguns países, sobretudo no Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos. Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.Trabalho freelancers

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com