TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers

Projeto de pesquisa: Freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................5

1 INTRODUÇÃO

Sem uma força de trabalho fixa e por ser mais fácil embarcar e desembarcar de novos projetos, as grandes empresas em momentos de crise ou escassez de mão de obra começam a dar uma atenção especial aos chamados freelancers .

2 DESENVOLVIMENTO

Todos conhecem o modelo tradicional de emprego, onde as pessoas trabalham todos os dias para o mesmo patrão, o trabalho formal.

Entretanto, esse modelo começa a perder espaços nas grandes empresas, que começaram a dividir espaços com um time paralelo, formado por especialistas conectados pela internet em todo mundo. Onde eles executam tarefas específicas e partem para outras (Revista Exame, Edições, 1035).

3 CONCLUSÃO

O maior benefício para quem contratam temporários é o custo, aliado á flexibilidade. Já que muitas vezes não há vinculo formal entre os profissionais e as empresas. Onde que os contratados perdem na informalidade recursos legais como: FGTS, seguro desemprego e outros benefícios, além de estabilidade que o trabalho formal dá ao trabalhador.

QUESTÕES PROPOSTAS:

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito á sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Resposta: A diferença entre essas organizações é a mudança na relação entre empregados e empregadores. Onde que ao contrário das organizações burocráticas que seguem um modelo tradicional de emprego. As organizações como IBM e outras citadas no texto dão mais liberdade ao colaborador onde ele trabalha muita vezes mesmo em casa ou em horários alternativos e não segue uma hierarquia normal de um trabalho formal.

02. Considerando como empresas da vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação ás necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão ¨diferentes¨, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Resposta: Os modelos clássicos de gestão são baseados em resultados, onde é aplicada a administração cientifica com ênfase nas tarefas, buscando sempre a eficiência. Já as empresas como Google e Facebook tem um modelo de gestão diferente, baseado em pequenas equipes que permite maior autonomia entre os colaboradores com uma comunicação horizontal que torna fácil para os funcionários trocarem ideias e dar opiniões entre colegas, buscando sempre a eficaz.

03. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com