TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers IBM

Ensaio: Freelancers IBM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Ensaio  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

1) Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

R - Essas empresas são conhecidas como organizações sistêmicas, um entidade que mantém suas existência por meio da mútua interação entre as partes. A partir da interação entre as partes de um sistema emergirão características que não podem ser encontradas no estudo das partes isoladamente.

A abordagem sistêmica prevê uma mudança na mentalidade, pela qual a capacidade de aprender é o maior recurso que á disponível ao ser humano, enquanto as outras são conhecidas como organizações tradicionais; o poder e a influência não estão nas mãos dos trabalhadores e sim da diretoria numa hierárquia de cima para baixo.

2) Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

R - A gestão Aranha: é um tipo de organização centralizada, dependente da cabeça centralizada hierárquica. Se algo ocorre no centro afeta fortemente toda a periferia, com risco até de falecimento, tratando de uma empresa a falência;

Gestão Estrela do mar: ao contrário é completamente em rede, distribuída e se algo acontece em uma das partes, como ocorre na estrela do mar há uma fragmentação e tudo continua.

3) A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

R - Nos itens “a”, “b” e “c” está sendo utilizado o discurso indireto:ocorre porque o autor do texto usa suas próprias palavras para escrever o que a pessoa disse, não sendo cópias fiel do que o entrevistado falou, nos demais item temos o discurso direto: é a reprodução fiel da fala do entrevistado. Nos itens “d” e “e” está sendo utilizado o discurso direto: pois relata o discurso fiel das pessoas e está presente o uso das aspas

4) O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre esta insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar crítico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

R – Vantagens:

• Aprendizado permanente: ser freelancers proporciona muitas experiências, saber lidar com qualquer situação, está sempre se atualizando na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com