TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Froebel

Casos: Froebel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 3

FROEBEL

Friederich Froebel nasceu em Oberweissbach, no sudeste da Alemanha, em 1782, e faleceu em 1852. O pai era um pastor protestante, e ficou órfão de mãe muito cedo, sendo depois criado por uma madrasta. Aos dez anos passou a morar com um tio materno, com quem viveu até aos quatorze anos. Aprendeu linguagem e matemática, e gostava de explorar as florestas, próximas ao lugar onde morava.

Estudou na Universidade de Jena, tornando-se professor, e ainda jovem, conheceu Pestalozzi, em Yverdon, na Suíça. Foi por ele estimulado para os assuntos pedagógicos. Fundou sua primeira escola em 1816, na cidade de Griesheim, na Alemanha. Com a transferência da escola para Keilhau,, pôs em prática suas teorias pedagógicas. Publicou o livro ”A Educação do Homem”, em 1826. Mudou-se depois para a Suíça, onde dirigiu um orfanato e treinou professores.

Após todas as experiências como pedagogo, fundou o primeiro Jardim de Infância, em Blankenburg, Alemanha. Criou um Manual de Brincadeiras e canções para serem usadas em casa e em escolas. Froebel considerava a infância, como uma fase importante na formação das pessoas. Para ele, a escola, é o local onde a criança deve aprender as coisas importantes da vida, tais como: verdade, justiça, personalidade livre, responsabilidade, iniciativa, não apenas estudando, mas vivendo-as. Os processos de interiorização e exteriorização seriam fundamentais, levando a clareza de consciência, ao autoconhecimento, ou seja, a educação. Com o que recebe do exterior, o homem ganha a formação e o desenvolvimento, mas estes só se efetivam, quando tocam o seu mundo interior.

Para que ocorra essa vivência, Froebel dava muita importância ao brinquedo, ao trabalho manual e ao estudo da natureza. As escolas fundadas por ele eram destinadas para menores de oito anos, e o nome Jardim de Infância, reflete o seu pensamento de que “A criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos, para que possa crescer de maneira saudável, tendo o afeto, amizade e uma relação construtiva, humana e justa”. Froebel foi o primeiro educador a valorizar a família.

O objetivo dos jardins de Infância, era permitir que as crianças tivessem brincadeiras criativas e, para isso, todo o material escolar usado, era escolhido com antecedência, possibilitando maior proveito da atividade lúdica. Com o hábito de observar as atitudes das mesmas, chegou à conclusão de que elas se valiam de símbolos nas brincadeiras. Exemplo: um tanquinho de madeira podia ser um animal, uma boneca. Ele acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural, e por meio de atividades lúdicas, aprendem de acordo com seus interesses.

Para ele, as crianças passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, cada uma com suas características. Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar. A educação se realiza segundo Froebel, através de três tipos de operações: a ação, o jogo, o trabalho. Eram usados materiais manipuláveis e macios, muitos com partes desmontáveis como os círculos, esferas, cubos, e outros objetos, cujo fim, era o estímulo ao aprendizado. Nas brincadeiras faziam uso da música, versos e danças.

Para o uso desses materiais, havia regras que deveriam ser aprendidas, visando melhor desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com