TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Froebel

Monografias: Froebel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 17

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo realçar a grande importância do trabalho de Friedrich Froebel para a educação. Foi Froebel quem fundou o primeiro jardim-de-infância, na Alemanha. É dele a concepção de que as brincadeiras são o primeiro recurso para a aprendizagem. Não são apenas diversão, mas uma maneira de criar representações do mundo concreto e assim entendê-lo. Através do lúdico a criança cresce, se expressa e se desenvolve.

Observamos assim a importância do brincar para a criança, pois enquanto ela interage com os brinquedos, ela também desenvolve sua percepção, elabora seus conhecimentos e teoriza sobre as situações e sobre o mundo em que vive. Nesse momento de brincadeira, a criança constrói relações sociais.

Seria essencial que esses momentos de descontração, diversão e aprendizado fossem vivenciados dentro de uma Brinquedoteca, que é o espaço apropriado para isso, pois é organizado especificamente para oferecer um ambiente agradável às várias facetas das brincadeiras, jogos e atividades lúdicas. Uma ferramenta essencial para a educação.

2. AS CONTRIBUIÇÕES DE FROEBEL PARA A EDUCAÇÃO

Friedrich Froebel, filho de pastor protestante foi um dos primeiros educadores a defender que o Jardim de Infância era de suma importância para o desenvolvimento infantil.

Defendia um ensino sem obrigações, pois achava que a criança aprendia melhor se fosse uma educação espontânea.

Acreditava também que através dos jogos e das brincadeiras as crianças aprendiam melhor. Utilizava brincadeiras acompanhadas de danças, músicas, versos, de preferência ao ar livre para ficar mais perto da natureza e de sua essência.

Segundo Arce, em 1837 Froebel fundou o Instituto de Educação Intuitiva para a Auto-ducação. Neste local a criança poderia “descobrir sua essência divina e suas potencialidades.” Para Froebel, o jogo juntamente com os brinquedos, desenvolve na criança o autoconhecimento, pois é através dele que a criança expressa sua visão de mundo.

Froebel percebeu também, por meio desses jogos e brincadeiras, a grande força que os símbolos possuem para a criança. Assim Froebel elegia a brincadeira e os brinquedos como mediadores tanto no processo de apreensão do mundo pela criança, por meio da interiorização, como também no processo de conhecimento de si mesma, por meio da exteriorização.

Ele dava grande importância aos trabalhos manuais, pois eles favoreceriam a expressão do pensamento, desenvolvendo o raciocínio, a inteligência, transformando a criança em um ser paciente, preciso e confiante.

Podemos então afirmar, que a criança através dos brinquedos (sejam manuais ou não), da música, das brincadeiras livres ou direcionadas e dos jogos educativos, se expressa espontaneamente, com mais liberdade, usando a imaginação e criatividade.

Cabe ao professor, escolher os métodos e abordagens para despertar o interesse na criança e para que assim ela realmente se desenvolva.

Como se sabe, de enorme importância e muito expressivas foram as contribuições de Froebel para a educação, porém sua mais brilhante idéia, que também contribuiu imensamente foi a de que o ser humano é dinâmico e produtivo e não somente um ser receptivo.

Através de diversas pesquisas, selecionamos algumas atividades lúdicas específicas para as faixas etárias de 0 a 5 anos (Educação Infantil) e de 6 a 10 anos (Ensino Fundamental) respectivamente e concluímos que as mesmas permitem e colaboram para o desenvolvimento do autoconhecimento, relacionamento interpessoal, desinibição e a criatividade das crianças.

Jogo: Descobrir os objetos.

Faixa etária: Educação Infantil (0 a 5 anos).

Material utilizado: Um objeto qualquer.

Formas de participação: O professor coloca vários objetos sobre a mesa e pede para as crianças olharem por alguns instantes, em seguida, chama uma criança, venda os olhos e lhe entrega um objeto. A criança deverá descobrir qual é o objeto através do tato, sem vê-lo, apenas apalpando. E assim sucessivamente, até todas as crianças da sala participarem.

Objetivos:

- integrar o grupo;

- memória visual;

- discriminação tátil;

Jogo: Obstáculos com garrafas.

Faixa etária: Educação Infantil (0 a 5 anos).

Material utilizado: Garrafa pet, água, anilina, glitter.

Formas de participação: O professor deverá pedir para cada aluno trazer de casa uma garrafa pet. Juntos eles encherão as garrafas de água e colocarão anilina e glitter. As garrafas ficarão coloridas e brilhantes. A atividade servirá também para trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo delas é fazer os obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que quiser, em zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para que as crianças possam passar entre as mesmas. Uma de cada vez, elas deverão andar desviando dos obstáculos, depois correr, após isso o professor deve formar duplas que irão correr de mãos dadas e por último formar um trem que passará pelo mesmo caminho que fizeram, ora sozinhos, ora acompanhados.

Objetivos:

- Integrar o grupo;

- percepção visual;

- observação;

- atenção;

- coordenação motora ampla;

- orientação espacial;

Jogo: Palavras na seqüência.

Faixa etária: Ensino Fundamental (6 a 10 anos);

Material utilizado: nenhum.

Formas de participação: As crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem. Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o mesmo e acrescenta mais um e assim sucessivamente, elas não podem alterar a ordem das palavras e nem repetí-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera o fim para retornar.

Objetivos;

- integrar o grupo;

- atenção

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com