TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frutos Do Cerrado

Exames: Frutos Do Cerrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Sucupira Branca

Nome científico: Pterodon emarginatus. Nome comum: Faveiro, sucupira branca, fava de sucupira, sucupira, sucupira lisa. Família: Leguminosae (Papilionoideae).

A Sucupira (Pterodon emarginatus) é uma árvore rústica com floração azulada, ocorre no cerrado e na faixa de transição para a Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. É uma árvore de porte médio. Sempre foi muito utilizada por tribos indígenas brasileiras, como é o caso da tribo Pataxós, incidente na região onde ocorre a Sucupira. Sua madeira é nobre e muito utilizada na fabricação de pisos e móveis. O fruto só possui uma semente.

A semente de sucupira pode ser usada na forma de chá, gotas (tintura) ou cápsulas (extrato seco). Seu uso é indicado para combater a úlcera, gastrite, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, ronquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e no ovário. Além destas várias indicações, estudos mostram que a sucupira é eficaz principalmente como anti-inflamatório e no combate a dores reumáticas.

Floresce em setembro-outubro e os frutos amadurecem em junho-julho, mas ficam mais tempo na árvore.

Pé de perdiz

Nomes mais comuns: Cantos-béu-béu; Catarinas-queimadas; Erva-molarinha; Erva-moleirinha; Fumária.

A Erva-molarinha ou Pé de Perdiz encontra-se em Minas, no distrito do Rio das Mortes, nos campos de Tapeira, perto do Paracatu e na parte do norte da província de São Paulo. Floresce de fevereiro a julho.

O cozimento das folhas é poderoso diaforético e diurético; a aplicação das folhas frescas ou contusas ou bem secas, e reduzidas em pós, favorece a cura das feridas e úlceras. Esta planta é conhecida desde a Antiguidade devido às suas propriedades medicinais e utilizada como depurativa e diurética. É, no entanto, necessário muito cuidado, pois a planta é cardiotóxica devido aos alcaloides que contem.

Copaíba

É uma árvore longeva e ocorre em regiões fito-ecológicas distintas, tais como: Cerrado, Cerradão, Caatinga, Floresta Estacional Semidecidual, Decidual, Ombrófila Densa, na formação Aluvial, na Campinarana e nos campos rupestres.

Ocorre no nordeste da Argentina, sul da Bolívia, norte do Paraguai e no Brasil, em todos os estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste e nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.

A floração ocorre em geral, no período mais quente e úmido, entre os meses de outubro a março e a frutificação entre julho a outubro, coincidindo com a época de maior perda de folhas.

A copaíba serve para tratar problemas de pele, como pé-de-atleta, feridas, erupções, dermatite, pano branco, eczema e câncer, além de ajudar a tratar problemas como úlceras no estômago, caspa, tosse, catarro no peito, bronquite, resfriados, gripe, leucorreia, cistite, gonorreia, diarreia, hemorroidas, frieira, artrite, herpes, sífilis, micose, garganta inflamada, acne, gases e urticária.

Pau doce

Habitat e distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com