TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentalismo Islamico

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentalismo Islamico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 4

O fundamentalismo Islâmico

Referencias:

CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Volume 2. Editora Paz e Terra, São Paulo, 2008. Pág. 29 a 37.

Revista Veja. Islamismo. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/islamismo/perguntas.html>. Acesso em 26 de set. de 2014.

O fundamentalismo é algo que se coloca como a verdade absoluta, colocar os dogmas religiosos acima de tudo e da verdade, onde nada é questionado tudo é voltado para Deus, ou seja, o fundamentalismo é organizado nas questões religiosas, obedecendo a Deus ate a morte. A lei de Deus é a autoridade máxima para o islamismo. O Islamismo é fundado pelo profeta Maomé, mas não é voltado para esse profeta e sim para Alá seu Deus. A partir desse fundamentalismo se cria identidades religiosas, de gênero e culturas.

O fundamentalismo islâmico significa submissão, sendo submissa a vontade de Alá, o Deus. No Islã tudo é voltado para a ética religiosa, onde o Estado segue os preceitos da religião e não pode ser questionado por ninguém, pois Alá é o soberano e inquestionável, sendo obrigada a seguir a vontade de seu Deus.

O princípio da religião Islâmica vem do sagrado livro chama Corão onde se encontra ‘’as leis divinas’’, as palavras do corão são absolutamente sagradas, cujo mesmo é cantado ou recitado, não podendo ser vendido, mas doado e não pode ser tocado de qualquer forma e por pessoas consideradas impuras. O Corão é mostrado desde cedo para as crianças, ensinando à obediência a lei divina.

As leis do Islã são voltadas a religião, baseadas na escritura sagrada do Corão, o Estado islâmico dita as regras que são comandadas pelas leis de Alá, principalmente através da educação, onde a uma organização das escolas voltada para a doutrina da religião. Onde essa educação é de submissão a Deus. O Estado também é submisso a essa religião, e para o Estado os mulçumanos são todos iguais, pois todos são iguais para Alá. Pra o Estado quem comete pecados é uma pessoa impura que tem ser castigado pelas leis de Deus.

A crença dos mulçumanos é tão forte que se sacrificam em nome de Alá, pois acredita que se seguirem o Corão e perder a vida por Deus ele terá uma recompensa no céu, o sacrifício para eles é a pureza, esse sacrifício é visto como um chamado e uma ordem de Deus. Hassan que era o líder da irmandade muçulmana morto em 1949, e diz que ‘’ O Corão é a nossa constituição, o Profeta é nosso Guia, a morte em nome da gloria de Alá é a nossa maior ambição’’. Todos tem que obedecer e se sacrificar por Deus.

As mulheres nos países muçulmanos são tratadas diferentes dos homens, ou seja, o gênero masculino é superior, tendo uma relação de poder na sociedade. As mulheres islâmicas não têm nem uma liberdade de opinião. O seu modo de se vestirem são roupas longas e cobrindo a sua cabeça para que nem um homem veja seu corpo, só podendo mostrar para sua família ou seu marido, se a mulher não atende a assas ordem é vista com maus olhos pela sociedade muçulmana. Isso leva a uma questão de desigualdade de gênero por questão da religião. O homem é visto como o patriarca, se colocando como o melhor, e a mulher como submissa a ele, sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com