TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentalismo

Artigo: Fundamentalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 2

O funcionalismo foi o primeiro sistema de psicologia com raízes americanas. Período marcado na psicologia como a fase da função, ou seja, o funcionamento da mente. Estrutura de funcionamento mental, seu interesse está focado na adaptação do organismo em seu ambiente.

O funcionamento da mente (o qual deu o nome ao movimento) dedicou-se a prática dos processos mentais do ponto de vista psicológico, dedicando-se ao estudo do condicionamento dos processos mentais das crianças, dos animais, anormalidade e a subjetividade individual, não se focando apenas no estado consciente do individuo. Sua ferramenta de trabalho foi a de usar a introspecção informal, a observação com métodos objetivos.

O principal ponto de pesquisa iniciou com a pergunta: Para que é a mente?

Consistiu em protesto da psicologia experimental de Wundt e a psicologia estruturalista de Titchener, pois ambas não davam respostas ás questões funcionalistas. O que? E como a mente progride.

Os precursores desta área foram Charles Darwin, Francis Galton e Willian James que hoje é a principal fonte de diretriz de muitos psicólogos americanos.

Darwin contribuiu com ricas pesquisas por ter participado de uma excursão ao mundo em um barco em contato com muitas pessoas, por ser um observador de plantas e outras formas de vida, e a publicação de sua teoria da evolução contribuiu muito para a psicologia moderna.

Francis Galton trabalhou com dois problemas relacionados à sucessão de ideias, o primeiro era a diversão de ideias, sua pesquisa ficou fundamentada em que ao caminhar por cerca de 400 metros concentrando-se em um objeto surgia uma ou duas associações de inspiração, acreditava que isso fazia parte das experiências passadas. O segundo era o tempo de reação desenvolveu uma pesquisa com cerca de setenta palavras e ao repeti-las percebeu que 40% das associações eram da infância. Galton também desenvolveu o teste mental, ele propôs o teste de inteligência para homens e mulheres com o objetivo de criar uma raça humana diferenciada (com um QI acima da média).

James baseou-se apenas nas emoções, surpreendeu na psicologia quando enfatizou que cada indivíduo nada mais é que ser humano provido de emoções. Contudo James sempre foi questionado por levar suas pesquisas para um lado esotérico (telepatia, clarividência, espiritismo), o que traz questionamento a muitos profissionais da área. Uma questão delicada, como tratar um paciente psicótico baseando-se neste estudo que tem como fundamento a comunicação com mortos? E como se fundamentou na psicologia com ideias tão controversas a ciência, sendo considerado o maior psicólogo americano? Ele não fundou nenhuma escola de psicologia e suas ações não tinham nada de experimental. Porém ele apresentou outras formas contundentes de eficácia em suas pesquisas, e as relatava com perspicuidade rara na ciência. Diante deste estudo constatou que não somos totalmente racionais, comprovando sua tese pelo simples fato que dependendo do estado emocional em que nos encontramos perdemos totalmente a razão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com