TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Entre Monoteísmo Judaico, Monoteísmo Islâmico E Trinitarisimo Cristão.

Trabalho Universitário: Resumo Entre Monoteísmo Judaico, Monoteísmo Islâmico E Trinitarisimo Cristão.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  7.790 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 4 – Resumo entre Monoteísmo Judaico, Monoteísmo Islâmico e Trinitarisimo Cristão.

Monoteísmo Judaico

O Judaísmo nem sempre foi monoteísta, isto é, nem sempre admitiu a existência de um único Deus, tal como se compreende hoje; mas aprendeu com sua experiência de fé e com as necessidades históricas a reconhecer Javé como seu único Senhor. Para a concepção Judaica, Javé, o Senhor dos Exercítos, é totalmente Absoluto. Para o monoteísmo constituído historicamente pelo judaísmo sustenta que deve haver um único Deus verdadeiramente existente e somente a ele deve-se prestar culto, o monoteísmo judaico é aquele que sustenta a existência de um único Deus.

Trinitarismo Cristão

O cristianismo prega, enquanto Absoluto uma concepção dominada Trinitarismo. É uma crença que afirma verdadeiramente a existência de apenas um só Deus, porém em três pessoas igualmente divinas. Do mesmo modo que o Monoteísmo judaico, o Trinitarismo cristão também não nasceu pronto, mas passou por diversas etapas ate chegar a sua formulação dogmática, é Absoluto para o cristianismo crer que Deus é Uno e Trino ao mesmo tempo.

Monoteísmo Islâmico

A tradição islâmica se afasta da ideia trinitária para defender a unicidade de Deus, mesmo que essa defesa não seja necessariamente um vilta ao judaísmo. O monoteísmo islâmico é a exclusividade de Deus é a doutrina fundamental no islamismo nega-la, ou compreende-la de modo distinto, como faz o cristianismo, é cometer pecado imperdoável, por esses três argumentos:

1º Jesus não pode ter se tornado filho de Deus, mas ao contrario apenas um mensageiro de Deus.

2º Jesus também tinha como mensagem central a visão monoteísta de Deus.

3º Se a natureza divina coparticipam três pessoas, então, pela logica, “Três não é um e um não é três”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com