TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos Extremistas Islamicos

Dissertações: Grupos Extremistas Islamicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Conferências

Potsdam

Após a Conferência de Potsdam, a Alemanha era controlada por um governo denominado de “Consulado de Controle Aliado” que visava a descentralização de poder e terminar qualquer traço restante do nazismo. Em Berlim, haviam-se formado dois setores de predominação diferente: o Oeste (ocupado pelos americanos, britânicos e franceses) e o Leste (ocupado pelos soviéticos). O lado Oeste acabou se fundindo em 23 de Maio de 1949, formando a República Federal da Alemanha. O lado Leste acabou se tornando a República Democrática da Alemanha, em 7 de Outubro de 1949.

Teerã

A Conferência do Teerã ocorreu em 28 de novembro de 1943 até 1 de dezembro do mesmo ano. E somente a ambição de Hitler poderia reunir os homens mais poderosos do mundo em uma mesma sala: Franklin Delano Roosevelt, o presidente dos Estados Unidos; Winston Churchill, primeiro ministro da Inglaterra e Joseph Stalin, o presidente da União Soviética. Lá, foram decididas uma série de objetivos. Entre eles estão:

- A execução da Operação Overlord (que viria a ser conhecida como o Dia D) em que os aliados invadiriam a costa da Normandia.

- Rendição do líder nazista, Adolf Hitler.

- Auxílio militar ao exército da Iugoslávia.

- A divisão da Alemanha.

-Devolução das fronteiras da Polônia, que haviam sido tomadas pela Alemanha.

- E propostas de paz para o benefício de todos.

Outros diversos fatores também ocorreram ao longo das discussões da conferência, como o presidente soviético Stalin entrar em guerra contra o Japão, e a proposta pós – guerra de Roosevelt, para a formação de uma nova organização de paz. Também foram reconhecidas as fronteiras da União Soviética com a anexação de alguns territórios. Dentre elas a Letônia, a Lituânia e o Leste da Polônia.

A Conferência do Teerã foi um grande passo para a derrota de Hitler, pois os líderes mundiais estavam reunidos por um problema em comum e estavam dispostos a dar um fim na guerra. Também serviu para a esquematização da maior operação aeronaval da história, Operação Overlord ou Dia D, e o início da formação da ONU. Esta foi à conferência que decidiu a queda de Hitler do poder.

Yalta

A Conferência de Yalta (ocorrida em fevereiro de 1945), a segunda rodada do encontro entre os três senhores do Mundo – Roosevelt, Churchill e Stalin – foi a mais famosa de todas as conferências da Segunda Guerra Mundial, pois nela, deu-se a partilha do mundo entre os Três Grandes, nas vésperas da vitória final da Grande Aliança sobre as forças do Eixo. As decisões que foram tomadas naquela ocasião tiveram efeitos diretos e duradouros sobre povos e nações do mundo inteiro pelo meio século seguinte.

Deliberou-se que a Alemanha seria desmembrada após o fim da guerra, e sujeita ao Conselho de Controle Aliado, formado pelos EUA, Inglaterra, França e URSS (que ficou com o Leste da Polônia). Decidiu-se também a divisão da Coréia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com