TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação Inclusiva

Monografias: Fundamentos Da Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Portfólio

1) Quem são as pessoas com necessidades educacionais especiais?

Segundo o Censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasilei¬ro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000), há, no Brasil, cerca de 24.600.256 de pessoas com algum tipo de deficiência; o que cor¬responde a 14,5% da população brasileira. É possível imaginar o quão significativo é este dado, sendo que, de cada 100 brasileiros, no mínimo 14 apresentam alguma limitação física, sensorial ou mental.

Conforme o documento que norteia a Política Na¬cional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusi¬va prevê como alunado da educação especial os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e, ainda, os com transtornos fun¬cionais específicos.

Desse modo, pode-se observar que, na categoria "alunos com necessidades educacionais especiais", os alunos com deficiências mental, visual, auditiva, física, deficiências múltiplas e com transtornos globais do desenvolvimento, como, por exemplo, o transtorno autista, com altas habilidades/ superdotação, assim como aqueles que apresentam o quadro de dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade.

2) Como a Associação Americana de Deficiência Mental define a deficiência intelectual e quais são seus níveis? Quais as possíveis causas da deficiência intelectual?

A deficiência intelectual, segundo a Associação Americana de Deficiência Mental, caracteriza-se por um funcionamento intelectual geral significativo abaixo da média, oriundo do período de desenvolvimento, com início até os 18 anos, associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade.

No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem.

A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas no parto ou na vida após o nascimento. Um dos maiores desafios enfrentados pelos pesquisadores da área é que em grande parte dos casos estudados essa alteração não tem uma causa conhecida ou identificada. Muitas vezes não se chega a estabelecer claramente a origem da deficiência.

Assim, para ser diagnosticada como deficiência mental, a pessoa deverá apresentar um funcionamento intelectual - QI (quoeficiente de inteligência) inferior ou igual a 70, sendo a deficiência classificada nos seguintes níveis: leve, moderada, grave, e profunda.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) fez essa classificação baseada no critério quantitativo. Por essa classificação a gravidade da deficiência seria:

• Profundo: São pessoas com uma incapacidade total de autonomia. Os que têm um coeficiente intelectual inferior a 10, inclusive aque¬las que vivem num nível vegetativo.

• Agudo Grave: Fundamentalmente necessitam que se trabalhe para instaurar alguns hábitos de autonomia, já que há probabilidade de adquiri-los. Sua capacidade de comunicação é muito primária. Po¬dem aprender de uma forma linear, são crianças que necessitam revisões constantes.

• Moderado: O máximo que podem alcançar é o ponto de assumir um nível pré-operativo. São pessoas que podem ser capazes de adquirir hábitos de autonomia e, inclusive, podem realizar certas atitudes bem elaboradas. Quando adultos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com