TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação Inclusiva

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Da Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  3.970 Visualizações

Objetivos

• Compreender e analisar a história da Educação Especial no Brasil e no mundo.

Descrição da Atividade

Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases: negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.

Negligência /Exclusão Inicia na sociedade greco-romana que preza pela valorização da beleza e perfeição. Quem não correspondia era abandonada, morta. Idade Média as deficiências eram vistas como sobrenatural, influencia do demônio e por isso essas pessoas eram excluídas e punidas. Algumas pessoas viam a deficiência como algo de Deus e por isso eram acolhidas por instituições de caridade.

Institucionalização Com os avanços da medicina as deficiências eram vistas como doenças possivelmente contagiosas e por isso as pessoas deveriam ser excluídas do contato da sociedade em hospícios. Somente a partir do século 19 iniciam-se estudos referentes às deficiências favorecendo a integração e desenvolvimento dessas pessoas.

Criação de Serviços Educacionais Considerada a fase da integração, iniciou a partir do século 20 com a fundação de institutos, escolas particulares e instituições que existem até os dias de hoje e são referencias nacionais oferecendo atendimento educacional especializado. A instituição mais conhecida é a APAE.

Atualidade Busca pela inclusão. Aos poucos os serviços relacionados a educação especial vão se ampliando e garantindo o acesso e permanência das pessoas com necessidades especiais no ensino regular.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com