TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação Inclusiva

Artigo: Fundamentos Da Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

PORTFÓLIO – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

1. Quem são as pessoas com necessidades educacionais especiais?

São as pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades, superdotação, e aqueles com transtornos funcionais específicos.

A deficiência intelectual é definida como um impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que impedem sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.

Os transtornos apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação (autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil).

As altas habilidades/superdotação se referem ao potencial elevado em qualquer área, seja ela intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade ou artes.

Os transtornos funcionais específicos englobam a dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, TDA, TDAH, entre outros.

2. Como a Associação Americana de Deficiência Mental define a deficiência intelectual e quais são seus níveis?

A Associação Americana de Deficiência Mental define a deficiência intelectual como o funcionamento intelectual abaixo da média, oriundo do período de desenvolvimento com início até os 18 anos, concomitante a limitações associadas a duas ou mias áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade nos seguintes aspectos: comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, desempenho na família e na comunidade, independência na locomoção, saúde e segurança, desempenho escolar, lazer e trabalho.

Associada a outros fatores, a deficiência intelectual é classificada em leve, moderada, grave e profunda.

Entretanto, a tendência é desconsiderar este tipo de classificação e pensar no tipo de apoio que esta pessoa necessitará. Portanto, existe ainda a classificação sobre o tipo de apoio em apoio intermitente, apoio limitado, apoio amplo e apoio permanente.

3. Quais as possíveis causas da deficiência intelectual?

As causas podem ser divididas em três categorias: causas pré-natais, perinatais e pós-natais.

• Pré-natais: desnutrição materna, má assistência à gestante, doenças infecciosas (sífilis, rubéola, toxoplasmose), fatores tóxicos (álcool, drogas, poluição e tabagismo), fatores genéticos (síndrome de Down, Martin Bell, alterações gênicas, síndrome de Williams, esclerose tuberosa, etc.).

• Perinatais: má assistência no parto, prematuridade, baixo peso, icterícia grave, hipóxia, anóxia, entre outros.

• Pós-natais: desnutrição, desidratação grave, infecções (sarampo, meningoencefalites), intoxicação exógena (envenenamento por remédios, inseticidas, chumbo ou mercúrio), acidentes (choques, quedas, afogamentos), infestação (neurocisticircose).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com