TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Administração-Engenharia Química

Monografias: Fundamentos De Administração-Engenharia Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

ENGENHARIA QUÍMICA

FUNDAMENTOS DE ADMINIStração

DECORRÊNCIAS DA ABORDAGEM NEOCLÁSSICA:

Introdução

A teoria neoclássica é também denominada escola operacional ou escola do processo administrativo. Cada uma das funções administrativas foi rebatizada com nomes diferentes pelos diversos autores neoclássicos. Quando consideradas como um conjunto, as funções do administrador formam o processo administrativo. O processo administrativo representa um núcleo básico de toda a abordagem neoclássica.

Dá-se o nome de processo a uma sequência de atividades que formam um todo integrado ou um conjunto de operações continuas e recorrentes necessárias para realizar uma ação integrada.

O processo administrativo permite uma continua correção e ajustamento por meio da retroação. O desenvolvimento de um ciclo permite definir as alterações e mudanças que deverão ser introduzidas nos ciclos seguintes. O processo administrativo opera sobre as pessoas e recurso da organização com o intuito de alcançar objetivos. Dentro da concepção neoclássica, o processo administrativo é constituído pelo planejamento, organização, direção e controle. Essas são as quatro funções administrativas básicas. O planejamento representa a primeira função administrativa por ser exatamente aquela que serve de base para as demais funções.

Ojetivos

Mostrar que os neoclássicos preocupam-se em estabelecer normas de comportamento administrativo. Os princípios da Administração que os clássicos utilizam como “leis” científicas são retomados pelos neoclássicos como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas.

Planejamento

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los na melhor maneira possível. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.

As ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, essas devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente, para afastar qualquer dúvida. Substituir a ação reativa diante dos eventos passados pela ação proativa e antecipatória perante os eventos futuros é o papel do planejamento.

O planejamento envolve várias maneiras de lidar com a incerteza e com a mudança. Em um extremo, o planejamento pode levar a um ponto em que as decisões importantes são adiadas ou simplesmente não tomadas por algum estudo à situação. Ambos os extremos devem ser evitados. O administrador deve ponderar continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto estiver lidando com a mudança ou criando a mudança. “Se o administrador mudar adequadamente, ele poderá progredir e crescer. Como o grau de mudança do ambiente, está constantemente aumentando, devemos procurar melhores e novos caminhos para compreender, antecipar, explorara mudança e cooperar com ela. Planejar para o futuro é a chave para lidar com a mudança de uma maneira positiva e proposital.”

Abrangência do Planejamento

O planejamento é feito de maneiras diferentes nos vários níveis da organização. Por essa razão existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.

• Planejamento estratégico: É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas características são:

- É projetado em longo prazo, tendo seus efeitos e conseqüências estendidos a vários anos pela frente.

- Envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir os objetivos globais da organização

- É definido pela cúpula da organização situada no nível institucional e corresponde ao plano maior, ao quais todos os demais estão subordinados.

- É voltado para a eficácia da organização no alcance de seus objetivos globais.

• Planejamento tático: É o planejamento feito no nível departamental. Cada unidade organizacional deve ter seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas características são:

- É projetado para médio prazo, geralmente para o exercício anual

- Envolve cada departamento ou unidade da organização, abrangendo seus recursos específicos, e preocupa-se em atingir objetivos departamentais

- É definido no nível intermediário para cada departamento ou unidade da empresa

- É voltado para a coordenação e integração das atividades internas da organização

• Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade. Suas características são:

- É projetado para o curto prazo, para o imediato e geralmente lida com o cotidiano e com a rotina diária ou semanal.

- Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.

- É definido no nível operacional para cada tarefa, operação ou atividade

- É voltado para a eficiência na execução das atividades.

As expressões “médio prazo” e “curto prazo” utilizadas pelos neoclássicos são empíricas e convencionais e são definidas em função daquilo que se entende por longo prazo. Quase sempre, adotam um período de cinco ou mais anos para o longo prazo. O médio prazo representa o exercício anual e o curto prazo pode denotar dias, semanas ou meses. Assim, um contexto de decisões pode trazer conseqüências de:

- Longo prazo: apresenta-se em um contexto quase ou totalmente incerto, sobre o qual não são aplicáveis os métodos estatísticos de previsão nem as técnicas econométricas clássicas, pois envolve um leque amplamente aberto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com