TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Engenharia Automotiva

Por:   •  6/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 4

universidade tuiuti do paraná

arinelson Tiago bartoski

edson pereira santos junior

Gabriel de lima de oliveira

Gabriel medeiros

katiusckia morer

Larissa tramontim mainardes

rodrigo capeletti

thiago reded ramos

yuri sepp

Transmissão Formula FOrd

Manutenção Caixa de marchas

curitiba

2015

arinelson Tiago bartoski

edson pereira santos junior

Gabriel de lima de oliveira

Gabriel medeiros

katiusckia morer

Larissa tramontim mainardes

rodrigo capeletti

thiago reded ramos

yuri sepp

Transmissão Formula FOrd

Manutenção Caixa de marchas

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti do paraná, como requisito avaliativo do 1º bimestre da disciplina de Fundamentos Da Engenharia Mecânica Automobilística

Professor: Rodolfo Perdomo

curitiba

2015


RESUMO

O presente relatório demonstra o processo de manutenção do sistema de transmissão de um Formula Ford. Para fins de verificação da condição interna das peças, mas principalmente com cunho didático, a caixa de marchas foi totalmente desmontada e suas engrenagens e demais peças separadas, catalogadas e limpas. Posteriormente, com o auxilio do professor Rodolfo, foram selecionadas as peças condenadas e determinado o tratamento adequado das demais partes. Após concluída esta etapa, com o auxilio do manual de manutenção, toda a caixa foi remontada seguindo os passos descritos no mesmo. Algumas dificuldades foram encontradas pois o manual de manutenção não detalhava o processo de montagem como o esperado. Naturalmente algumas peças também não se encontravam em excelente estado de conservação e a experiência do grupo com este tipo de trabalho era limitada. Contudo a caixa foi parcialmente montada e encontra-se em fase final de trabalho aguardando apenas a inspeção do professor para a carcaça ser novamente selada.

Palavras Chave: Formula Ford. Caixa de Câmbio. Transmissão.

   

        

Lista de Ilustrações

Figura 1 Caixa de Câmbio        

Figura 2 Perfil Engrenagem helicoidal        

Figura 3 Dentes Helicoidais        

sumário

1        Introdução        

2        Caixa de Marchas        

2.1   Classificação        

2.2   CALCULO RELAÇÕES        




  1. Introdução

O presente relatório detalhará a abertura, manutenção e montagem de uma caixa de câmbio de um Formula Ford o qual é tema de um trabalho interdisciplinar entre os cursos de Manutenção Aeronáutica e Engenharia Mecânica. Dentre as metas do projeto esta a verificação da condição das peças da caixa e uma futura montagem completa do veiculo para fins de uso desconhecido. Visando o caráter pedagógico, a proposta almeja o contato inicial dos alunos de segundo período de Engenharia com os processos decorrentes de uma manutenção.

Mais abrangente, tratará dos tipos de caixas existentes e suas principais diferenças detalhando vantagens e desvantagens para diferentes usos. Também demonstra as relações em cada marcha e a importância da recomendação feita pelo manual. Por fim será descrito o passo a passo com o qual o grupo finalizou o processo.  

  1. Caixa de Marchas

O sistema de transmissão é o conjunto de elementos que garantem a transferência de potência do motor para os diferentes mecanismos a serem utilizados Ribas et al.,2010). Na prática, a caixa de marchas é um regulador de torque composto por vários pares de engrenagens que transmite a força do motor para as rodas do veiculo variando as diversas relações de Rotação/Torque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (268.3 Kb)   docx (99.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com