TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO - COMPLETAÇÃO

Por:   •  14/5/2017  •  Abstract  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Quando um poço é perfurado, é necessário deixá-lo em condições de operação, fazendo com que o mesmo seja seguro e economicamente viável, durante toda a sua vida produtiva.

A completação é a fase que se refere ao conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produzir óleo ou gás (ou ainda injetar fluidos no reservatório), trazendo de forma controlada a superfície os fluídos desejados. De modo geral, a completação consiste em transformar o poço perfurado em uma unidade produtiva. O poço passa a produzir óleo/gás, gerando receitas.

Quanto aos aspectos técnicos e operacionais, deve-se aperfeiçoar a vazão de produção (ou de injeção) através de “intervenções” que buscam minimizar falhas e maximizar o rendimento, tornando a completação mais permanente possível.

Considerando que a completação tem reflexos em toda a vida produtiva do poço e envolve altos custos, é necessário minimizar a necessidade de intervenções futuras através de um planejamento criterioso de utilização e uma análise econômica cuidadosa.

Intervenções em poços [1]

6.5.1 – Avaliação

Tem como objetivo identificar as causas de baixa produtividade (ou baixa injetividade), ou até mesmo avaliar outras zonas que não se encontram em produção.

6.5.2 – Recompletação

De uma maneira geral, essa intervenção tem como objetivo substituir as zonas que estavam em produção ou colocar novas zonas em produção. Quando cessa o interesse de produzir ou injetar, o poço é recompletado para produzir (injetar) em outro momento. A recompletação também é usada para converter um poço produtor em injetor (e vice-versa).

6.5.3 – Restauração

A restauração se baseia em atividades para restabelecer as condições normais de fluxo no reservatório, eliminar falhas mecânicas no revestimento ou na cimentação, e reduzir produção excessiva de gás ou de água.

Quando a produção de óleo vem acompanhada com uma alta produção de água, é necessário um custo adicional de produção, que visa a separação e o descarte desta água.

Uma razão gás/óleo também gera gastos adicionais, visto que a umas das alternativas para contornar esse problema é o recanhoneio do poço na parte inferior.

Um cone de gás é mais facilmente controlado pela redução de vazão do que o cone de água, visto que isso se deve à maior diferença de densidade entre o óleo e o gás do que entre o óleo e a água. O fechamento do poço temporariamente é uma técnica recomendada para a retração do cone de gás ou de água.

Caso se percebido algumas falhas mecânicas, é necessário corrigir-las para minimizar danos e gastos. Entre algumas falhas mecânicas, pode-se citar: defeitos na cimentação, vazamento no revestimento, vazamento em colar de estágio, entre outros.

Após algum tempo de produção, pode ser que o poço esteja produzindo abaixo do seu potencial, necessitando de uma restauração. Os limitantes de potencial podem estar na coluna, nos canhoneados ou no reservatório. Para restaurar a produtividade original é necessário remover ou ultrapassar o dano. Os métodos mais usuais são o recanhoneio, a acidificação e o fraturamento de pequena extensão.

6.5.4 – Limpeza

É o conjunto de atividades feitas dentro do interior do revestimento visando limpar o fundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com