TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Economia Cap. 1 E 2

Trabalho Universitário: Introdução à Economia Cap. 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 5

CAPITULO 1

1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originaram-se da escassez de recursos de produção?

Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

A curva nos mostra a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.

3. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

O formato da curva CPP é decrescente e côncavo, porque para se produzir um bem deve-se transferir fatores de produção utilizados na produção de outro bem, o que gera um custo de oportunidade, ou seja, para se produzir um bem deve-se abrir mão de parte ou de toda a produção de outro bem. Além disso, a transferência de fatores de produção fica cada vez mais difícil devido aos custos de oportunidades serem crescentes, pois os fatores de produção transferidos são cada vez menos hábeis para a nova função, dessa forma, para aumentos iguais na produção de um bem são necessárias transferências maiores dos fatores de produção antes utilizados para produzir o outro bem.

4. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.

Em cada um dos mercados atuam conjuntamente as forças da oferta e da demanda, determinando o preço. Assim, no mercado de bens e serviços formam-se os preços dos bens e serviços, enquanto no mercado de fatores de produção são determinados os preços dos fatores de produção (salários, juros, aluguéis, lucros, royalties, dentre outros).

Esse fluxo, também chamado de fluxo básico, é o que se estabelece entre famílias e empresas. O fluxo completo incorpora o setor público, adicionando-se o efeito dos impostos e dos gastos públicos ao fluxo anterior, bem como o setor externo, que inclui todas as transações com mercadorias, serviços e o movimento financeiro com o resto do mundo.

Fluxo monetário (bens e serviços dos fatores de produção)

Fluxo real (bens e serviços dos fatores de produção)

5. Conceitue: bene de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

 Bens de Capital - empregados direta e indiretamente na geração de outros bens (máquinas, equipamentos e prédios).

 Bens de Consumo - Podem duráveis (utilizados durante um tempo relativamente longo, como um refrigerador ou um automóvel) ou não duráveis (usados por um prazo curto, como os alimentos).

 Bens Intermediários - São insumos e matérias primas utilizados na produção de bens.

 Fatores de Produção – Algo que o indivíduo que possui um fator de produção só está interessado em oferecê-lo à sociedade mediante uma troca, geralmente por um valor monetário. (Exemplos: Trabalho, Capital, Terras, Capacidade Empresarial).

6. O que vem a ser argumento positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

Argumentos Positivos, não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas, tipo se A, então B. Argumentos Normativos, são relativos a uma análise que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica.

Exemplos:

Análise Positiva – A inflação diminuiu o poder de compras do salário mínimo.

Análise Normativa – O governo deve aumentar o salário mínimo para melhorar o poder de compras dos trabalhadores.

7. Qual a importância da Matemática e de Estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

A Matemática e a Estatística tornam possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações de Economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com