TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Economis

Trabalho Escolar: Fundamentos De Economis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 10

01)Questão: “... economia é o estudo das tomadas de decisões dos indivíduos de uma sociedade...” Mas o que influencia estas tomadas de decisões? (explique à luz dos princípios que compõem o bloco – Como as pessoas tomam decisões).

02)Questão: O Programa Bolsa Família (PBF) criado no Governo Lula (2003) refere-se a transferência de renda com condicionalidades.No que se refere aos princípios da economia estudados em sala de aula, descreva o principio que revela situação de tradeoff com essa escolha de governo (eficiência x igualdade).

Resposta: Principio 1 As pessoas enfrentam tradeoffs

Eficiência: significa que a sociedade esta obtendo o maximo que pode de seus bens recursos escassos.

Igualdade: significa que os benefícios advendo desses recursos estão sendo distribuídos uniformemente entre os membros da sociedade, em outras palavras a eficiência se refere ao tamanho do bolo econômico, e a igualdade a maneira como o bolo é dividido em partes individuais.

03)Questão: “No mundo real, existem donos de impressoras de dinheiro. São os governantes de cada país. E, ao longo da história, vários deles tiveram ataques de "sensatez": fabricaram toneladas de notas e gastaram como se o mundo fosse acabar amanhã - fosse para pagar dívidas do Estado, fosse para fomentar o consumo (mais dinheiro saindo das impressoras = mais crédito fácil)” texto extraido da revista superinterressante. Em relação aos principios da economia discorra sobre o acontecimento na economia toda vez que o governo faz a escolha de emissão de moeda?

Resposta: Quando o governo emite grandes quantidades de moeda o valor desta diminue ocasionando um aumento do nivel geral de preços da economia assim a inflação, o aumento da quantidade de moeda na economia estimula o nivel geral de consumo e, portanto a demanda por bens e serviços

04)Questão: Em Economia, tradeoff é uma expressão que define uma decisão difícil de tomar, uma escolha que se tem de fazer, e que acarreta inevitavelmente um problema. Embora os bens disponíveis numa sociedade sejam limitados, os seus desejos, pelo contrário, são ilimitados. Assim, é importante que a economia faça um uso dos seus recursos da melhor forma, isto é, da forma mais eficiente, em função dos desejos e das necessidades da população. Para isso, é necessário haver também Equidade, em que os benefícios advindos desses recursos estão a ser distribuídos de forma justa entre os membros da sociedade. Por outras palavras, a eficiência refere-se ao tamanho do bolo econômico enquanto que a equidade à maneira como o bolo é dividido. Descreva a importância do tradeoffs na tomada de decisões.

Resposta: Em economia tradeoff é uma expressão que define uma situação de escolha conflitante, isto é, quando uma ação econômica que visa a resolução de determinado problema acarreta inevitavelmente outros. Por exemplo, um casal decidido a gastar sua renda familiar (escolha). Eles podem comprar comida, roupas ou pagar viagem para a a família, ou podem poupar parte da renda para aposentadoria ou pagar a faculdade dos filhos. Quando decidem gastar um real tem um real a menos para gastar em outras coisas.

05)Questão Se tudo o mais permanecer constante, diga que efeito um aumento na renda dos consumidores tem sobre a demanda de determinado bem se esse bem for:

a)Um bem normal (também chamado bem superior)

b) Um bem inferior

06)Questão: Explique o significado de custo de oportunidade. Exemplifique.

Resposta: O custo de oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida.

Custo de oportunidade do capital

Um empresário investe R$100 mil em um negocio que tem lucro anual uma aplicação bancaria poderia ganhar algo em torno de 8% ao ano, ou seja, R$8 mil, esse portanto é o custo de oportunidade do capital.

07)Questão: “A elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável com ela relacionada, coeteris paribus.”

Tipos básicos de elasticidade utilizados em economia:

Elasticidade-preço da procura;

Elasticidade-renda da procura;

Elasticidade-preço cruzado da procura;

Elasticidade-preço da oferta

Se a elasticidade-preço da demanda do bem y é 1,5. Esta informação permite concluir que: (assinale a opção correta).

a) uma elevação do preço de X determina uma elevação de sua demanda em proporção maior que a elevação do preço

b) uma redução do preço de X determina uma elevação de sua demanda em proporção maior que a redução do preço

c) uma elevação do preço de X determina uma redução de sua demanda em proporção menor que a elevação do preço

d) uma redução do preço de X determina uma redução de sua demanda em proporção menor que a redução do preço

08)QUESTÃO: Quais os fatores que influenciam elasticidade-preço da procura? E de que forma?

A demanda é proporcional à necessidade do produto, sua condição de projeção na mídia, o preço, a qualidade, a oferta e o consumo.

Para que um produto sofra elasticidade de preço em tempo razoável é preciso que essas variáveis estejam também em oscilação no mercado.

Sempre que há falta de um produto de alta demanda o seu preço será maximizado sendo inversa a condição de muita oferta e pouca demanda.

09)Questão Cada produto tem uma sensibilidade específica com relação as variações dos preços e da renda. Essa sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de Elasticidade.Com base nesse conceito estudado em sala de aula responda as questões seguir com uma das palavras sugeridas entre parênteses.

a) Quanto mais bens substitutos houver para um bem , .................(mais / menos) elástica será sua demanda.

b) Se o bem é essencial, sua demanda será ................(pouco/muito)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com