TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Do Futsal

Ensaios: Fundamentos Do Futsal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos do futsal

Fundamentos são as práticas básicas que devem ser aprendidas para se executar o futsal. Os fundamentos básicos são: chute, passe, condução, domínio, drible e finta. Existem mais fundamentos que esses mas que pedem, como pré-requisito, o conhecimento dos fundamentos já citados. Alguns como antecipação, marcação, proteção de bola e posicionamento são aprendidos com mais tempo de prática do esporte. Isso sem falar que existem fundamento específicos para a posição de goleiro, como reflexo, posição de defesa com as mãos e com os pés e a forma correta de cair, entre outros.

Passe: Talvez o fundamento mais importante, é o mais executado num jogo de futsal. Consiste, basicamente, de passar a bola para outro jogador. Para realizá-lo é necessário que se tenha visão de jogo para saber onde está seu companheiro e precisão para acertar na direção e na força necessária para que seu passe não seja interceptado.

Domínio: Esse, consiste em conseguir interromper a trajetória da bola de forma que ela fique sob seu controle. É um requisito muito exigido, já que os passes são rápidos e, por isso, mais difíceis de serem dominados. A não ser o braço, todas as outras partes do corpo podem ser usadas para o domínio da bola.

Drible e finta: ambos consistem em passar por um marcador tendo, no final da jogada, a bola em sua posse. A diferença entre os dois é que o drible é feito com a posse de bola no início do lance, já a finta é feita sem a posse bola, e é chamada também de drible de corpo.

Chute: é o ato de bater na bola com os pés de objetivando um destino. Esse destino pode ser tirar a bola de jogo, acertar outro jogador e, claro, acertar o gol. Esse mesmo objetivo pode ser feito pela cabeça (cabeçada) ou com outras partes do corpo ( por exemplo com o peito). O chute defensivo (aquele que buscar afastar o perigo do ataque adversário) é feito de forma mais instintiva, portanto não exige grande técnica. Já o ofensivo (busca fazer o gol) requer percepção do posicionamento do goleiro adversário, noção de força, precisão e habilidade.

Condução: Pode ser executado em linha reta (retilíneo) ou mudando de direção (zigue-zague). Com os pés, pode ser feito coma parte interna ou externa do pé, sendo que com a parte da frete (bico da chuteira) tem-se pouco controle da bola e, portanto, é pouco utilizado

Sistemas Táticos e técnicos

Sistema tático 2 x 2:Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no ataque.Um dos jogadores da defesa tem a função de fazer o papel de homem fixo,enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada.Quanto aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, e o outro desempenha a função de ala, recuando para ajudar a defesa sempre que necessário.O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem ser feitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura.

Sistema tático :Neste sistema, a equipe defende-se e ataca com três atletas. Deve haver um homem fixo definido e um pivô que ampara equipe em todos os momentos difíceis. O sistema é completado pelo trabalho das pontas, que armam, atacam e defendem.

Táticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com