TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Do Futsal

Trabalho Universitário: Fundamentos Do Futsal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 8

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

PRO REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE DIAMANTINO

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ACADÊMICO:

FUNDAMENTOS DO FUTSAL

DIAMANTINO

2014

ACADÊMICO:

FUNDAMENTOS DO FUTSAL NA ESCOLA X NO MUNICÍPIO DE Y -MT

Projeto apresentado á disciplina tcc1

Da universidade do estado de mato grosso

pro reitoria de ensino de graduação campus

universitário de diamantino curso de licenciatura

em educação física, como requisito parcial

para a conclusão do 5 semestre

Orientação:

DIAMANTINO

2014

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma era de profundas crises sociais, políticas e econômicas. Nesta trajetória do mundo atual, observa-se o individuo como parte integrante e importante do novo contexto social, assim os alunos das series do ensino médio da Escola X, são peças fundamentais, pois fazem parte de uma sociedade que exige e pede novas mudanças. A sociedade faz parte do contexto de interação, cujos novos fatores na arte de EDUCAR, estimulam o convivi-o, onde podemos definir como ações de um grupo ou quadro social que se interagem.

Tal fato caracteriza a pratica esportiva como atividade social de interação sendo o futsal uma atividade perfeita para esse tipo de proposta pedagógica, sendo que a idéia principal é explorar os significados que esta modalidade assume nos dias atuais de interação social converge como o espaço para a pratica esportiva que não deixa de ser um espaço de interação social.

Atualmente estes espaços restringem-se apenas a escolas e praças, sendo dois espaços totalmente diferenciados. A escola assumindo o papel cidadã, enquanto a praça assume o papel perfeito para as manifestações publicas, lugar de lazer e de pratica esportiva de cunho para descontração, um espaço aberto sem exercer aspectos educacionais, mas que não deixa de ter valorização e o trabalho da formação do cidadão dentro de sua organização social

Neste contexto social, esta os alunos e a propostas dos PNC´s (BRASIL, 2000 p, 28) para a Educação Física, que ressalta:

O trabalho de Educação Física nas series iniciais do ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças com a finalidade de lazer expressão de sentimentos afetos e emoções (BRASIL, 2000, p. 29)

A disciplina de educação Física desenvolve um papel importante para o desenvolvimento psicomotor da criança, desenvolve também o espírito de lideranças, socialização, convivi-o em grupos e a afetividade com companheiros, o que contribuiu ainda para o desenvolvimento do ensino aprendizagem. E hora de por em pratica uma das palavras de ordem da educação – aproximar o currículo do dia a dia e o futsal como já dito antes é o esporte perfeito para esse tipo de pratica pedagógico, pois a criança mal começa a sua vida escolar, já se integra socialmente nos intervalos, e os 10 minutos de “racha”, o futebol de intervalo, que o aluno desenvolve junto ao grupo o fator de interação e integração, conhecimento, habilidades e competências curriculares nem sempre valorizadas pela escola. Pratica de participação social que Santana trata como a formosa “pelada”, pois é neste intervalo seja na escola, ou na quadra de algum clube, a bola já esta rolando , desafiando todas as regras estabelecidas.

É aquela correria, bola no pé de fulano, que passa por um, por dois… o outro grita, chuta, foi falta, lateral, pênalti! Quando sai o gol é pura explosão, emoção, gritos seguidos de abraços, um toca a mão do outro um tapinha, outro cumprimenta... Valeu! Que golaço! O que fez o gol sai logo gritando… é do Corinthians... Marcelinho e comemora igual seu ídolo do seu time. Tudo acontece da capacidade de improvisação e de criação de cada menino, os dribles, as faltas ensaiadas, as jogadas. Nesse momento nota-se claramente que para aqueles meninos nada no mundo é mais importante do que aquele jogo... (Santana, p. 21)

Proposta esta que inclui o futsal como pratico fundamental de interação social, já que o futebol assumiu um enorme espaço em nossa cultura, e o futsal hoje é um dos esportes mais praticados no Brasil, principalmente por jovens no período de iniciação, fato que nos remete a refletir sobre o real papel dos educadores na relação ensino- aprendizagem neste período importante da formação (Estigarribia 2005, p. 5), a modalidade do futsal esta inserida no planejamento de qualquer docente da disciplina de Educação Física, e seu aprendizado pelas series iniciais, o professor deve planejar o seu trabalho levando em conta sempre os motivos pelo quais seus alunos estão ali.

OBJETIVO

Objetivos Gerais

Diagnosticar os fundamentos do futsal na Escola x na cidade Y -MT

Objetivos Específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com