TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Em ADM

Artigo: Fundamentos Em ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.916 Palavras (12 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 12

Cachoeiro de Itapemirim

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 EVULUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 6

2.1 ABILIDADES DO ADMINISTRADOR 6

2.2 VISÃO DO SER HUMANO 6

2.2.1 Weber 6

2.2.2 Karl Marx 7

2.2.3 Emile Durkhiem 7

3 TEORIAS DO TRABALHO 8

3.1 A VISÃO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CAPITALISTA, E SEUS CONCEITOS 8

3.1.1 karl Marx 8

3.1.2 emile Durkheim 8

3.1.3 Max Weber 9

3.2 CONCEITOS DE ANOMIA , RACIONALIZAÇÃO, E ALIENAÇÃO 9

3.2.1 Anomia Por Durkeim 10

3.2.2 Racionalização Por Weber 10

3.2.3 Racionalização Por Weber 10

3.3 ITERPRETAÇÃO DO TRABALHO PELAS TEORIAS MARXISTAS, WEBERIANAS, E POSITIVISTAS 10

3.3.1 Teoria Positivista 11

3.3.2 Teoria Weberiana 11

3.3.3 Teoria Marxista 12

4 O HOMEM NA IDADE MODERNA 13

5 APRESENTAÇÃO DOS NÍVEIS DE LINGUAGEM 14

6 PESQUISA 15

7 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar das habilidades do administrador, de como Durkeim, Marx, e Weber viam o ser humano. Falaremos também sobre como as três teorias interpretam o trabalho nos dias de hoje. Mostraremos os níveis de linguagem, e como as situações de comunicação podem interferir no trabalho do administrador. Por fim mostraremos uma pesquisa feita com um gestor e um funcionário de uma mesma empresa, suas opiniões e a analise desta pesquisa.

2 EVULUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 ABILIDADES DO ADMINISTRADOR

O administrador é a pessoa responsável por conduzir todo o processo de administrar, podendo ser exercida como profissão liberal ou não mediante:

Pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessorias, em geral, chefia intermediaria e direção superior;pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, seleção de pessoal administração de material, administração financeira administração mercadológica, administração de produção, relações industriais.

Em plena atividade o Administrador ocupa varias posições estratégicas nas organizações e desenvolve funções que sustenta o crescimento dos negócios. Para sustentar sua posição, o Administrador deve desenvolver suas habilidades e algumas características são fundamentais para o perfil de um bom Administrador. Com o passar do tempo as habilidade do administrador se alteram.

2.2 VISÃO DO SER HUMANO

2.2.1 Weber

O objetivo para Weber era a ação social, baseava-se em critérios internos aos indivíduos. Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Para ele as normas e regras sociais são os resultados do conjunto de ações individuais. Sendo assim o indivíduo é mais importante do que a sociedade, pois é ele quem faz a mesma, pois participam da sua criação social sendo na família, na escola, partido político, a igreja, etc.

2.2.2 Karl Marx

A realidade deste mundo não deve ser explicada com base em uma realidade divina. Marx tem uma visão do ser humano muito mais profunda, que insere o indivíduo em um ambiente e em um contexto histórico, mas projeta-o rumo ao infinito. Sua natureza se resume a dialética trabalhista, onde ele produz e modifica o ambiente à sua volta e ao mesmo tempo é transformado por ela. Para Marx, "A raiz do homem é o próprio homem", Marx denomina sua filosofia por isso mesmo de "humanismo real". O real primeiro e originário para o homem é o próprio homem. É dele, portanto, que o novo pensar também tem de partir. É da essência da práxis humana que ela se realize na relação com o outro. Marx ressalta com toda clareza: o homem vive desde sempre em uma sociedade que o supera. "O indivíduo é o ser social."

2.2.3 Emile Durkhiem

O que distingue o homem dos animais? Durkheim poderia confortavelmente responder: “nada”. Este autor, de influências positivistas, chega a afirmar explicitamente que não há distinção entre homens e animais a não ser de grau. Veremos, no entanto, que, apesar de ver o ser humano como um animal entre outros, Durkheim ainda assim lhe confere um lugar elevado em uma hierarquia valorativa. O indivíduo humano é, ainda aqui, valioso, apenas com a diferença de que tal valor decorre de características que lhe são emprestadas pela sociedade, não de características imanentes ao indivíduo. Na verdade, para Durkheim é a sociedade que é algo valioso. Ela supera os indivíduos. Ela lhes confere aquilo que os torna homens.

3 TEORIAS DO TRABALHO

3.1 A VISÃO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CAPITALISTA, E SEUS CONCEITOS

3.1.1 Karl Marx

Karl Marx acreditou que a compreensão dos processos históricos não pode ser feita sem referencia às maneiras como os homens produzem sua sobrevivência material, com isso, se produziu uma visão principalmente econômica da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com