TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Etapa 3 – Variação linguística: conceito. As variedades do português brasileiro/ preconceito linguístico: o que é e como combatê-lo.

• Resumo 4

• Mapa de diferenças linguísticas 5

Etapa 4 – O tratamento da oralidade e da escrita no ensino da língua portuguesa: usos e formas.

• Resumo 6

• Sequência didática 7

Bibliografia 9

Etapa 3: Variação linguística: conceito. As variedades do português brasileiro/ preconceito linguístico: o que é e como combatê-lo.

• Elaborar um resumo sobre o tema variação linguística, língua e fala, fatos linguísticos, as variedades do português brasileiro, o preconceito linguístico, a norma e o conceito de erro e o papel da escola no ensino da norma padrão.

Sabemos que a Linguagem é a representação do pensamento e que, por meio de símbolos, sinais ou códigos, fazemos a comunicação, que existe de duas formas na linguagem: verbal e não verbal. A linguagem não é apenas uma expressão do pensamento ou apenas um instrumento de comunicação, mas, é a forma de interação social, dando poder ao homem de se relacionar socialmente, expressar e compartilhar suas ideias e seus conhecimentos. A língua faz parte da vertente verbal da linguagem, que é formada por palavras, possuindo regras e combinações para que promova a interação entre as pessoas.

Como a língua é viva, ocorrem as Variações Linguísticas, que são as modificações ocorridas na língua, causadas pela influência de condição social, regiões do país, histórico/cultural. Devemos compreender que todas as línguas possuem as suas variações e estas acontecem naturalmente, pois acompanham as variações sociais, visto isso, não se pode determinar um certo e um errado dentro da língua antes de analisarmos as suas variações e contextos incluídos. A variação linguística estuda as diferenças da língua, pois ela é diversificada e heterogênea.

As variações linguísticas ocorrem em diferentes contextos, existindo a variação padrão, variação informal, variação coloquial, variação sócio-cultural, variação regional/geográfica, variação histórica, variação técnica/jargão e atualmente, variação da internet.

Na língua, nossa forma de expressão maior é a fala, que nos possibilita a interação com os demais indivíduos do entorno, face a face, e podemos expressar instantaneamente os pensamentos através das palavras e pode-se observar a reação do receptor da mensagem na hora em que é expressa. Já a escrita é aquela que promove a comunicação a distancia, sendo um processo que pode ser construído anteriormente e até mesmo, se não escrito, modificado no decorrer da escrita, porém, não contem os demais complementos da língua, podendo ocorrer desentendidos por conta da dificuldade de identificar a intenção daquele que escreve.

Para a escola, não é de sua responsabilidade total ensinar a linguagem verbal, pois esta se aprende nos contatos sociais, inclusive dentro da escola, porém, não possui um conteúdo específico pois, aprende-se a teoria na prática das relações, e a escola aperfeiçoa e complementa seus fundamentos, apresentando as normas cultas da linguagem, pois será utilizada no futuro e tem o seu valor e necessidade, portanto, dominar a linguagem escrita é fundamental para se exercer a cidadania e a partir disso, o sujeito constrói conhecimentos e amplia sua visão de mundo.

O ensino da linguagem, verbal e não verbal, deve ser recheado de estratégias e metodologias, ministrado de forma lúdica para que seja compreendido seus detalhes e regras e, trabalhado de forma dinâmica e divertida, o objetivo do educador e da escola será atingido e não causará traumas aos alunos e alcance uma aprendizagem efetiva. A escola deve aceitar a criança de acordo com seu contexto de vida, sua cultura, forma de expressão e costumes, não deixando de lado o ensino das normas e regras da língua, demonstrando as diferentes situações de comunicação e sem preconceitos com nenhuma forma de se comunicar. Para isso, os professores devem planejar suas aulas de maneira que em sua prática pedagógica contenham a apresentação de diferentes gêneros textuais, contextualizando os conteúdos com a realidade dos alunos.

• Elaborar um mapa do Brasil com as regiões demarcadas. Verificar os falares das diferentes regiões (fazer uma legenda identificando a região e exemplificando com termos/vocabulário e expressões locais).

Etapa 4: O tratamento da oralidade e da escrita no ensino da língua portuguesa: usos e formas.

• Elaborar um resumo dos tópicos principais.

No texto de Maria Lúcia de Castro Gomes, todo embasado nos PCN’s, são abordadas as habilidades de comunicação, as que podem e são necessárias para ser trabalhadas na sala de aula, sendo as habilidades de fala, audição, escrita e leitura, enfatizando metodologias de ensino da Língua Portuguesa com um novo processo e forma. Essas habilidades são tratadas de forma coerente e contextualizam com a realidade das escolas, sendo o objetivo principal, o ensino-aprendizagem e as práticas sociais da linguagem, bem como, a aprendizagem da língua materna.

A escola, por tanto, deve ensinar a língua portuguesa de maneira que respeite as diferenças e apresente as variações existentes no país, levando a reflexão dos alunos sobre as diferenças sociais, econômicas e culturais do país, porém, a língua portuguesa em sua norma padrão não deve nunca ser esquecida. Para isso, o ensino deve abordar formas de oralidade, usos e formas, contextos incluídos nas palavras, mostrando essa diversidade, respeitando-as e promovendo aos alunos uma maio habilidade de relacionamentos e aprimoramento das competências e conhecimentos, envolvendo todos os contextos comunicativos para que os alunos desenvolvam um potencial linguístico acessível para facilitar sua comunicação com as diferentes situações, isso tudo de acordo com as propostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com