TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Metodologicos de Serviço Social

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.892 Palavras (12 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - 4º período

Carla Raquel da Silva Sousa – 435876

Marinilde Marques Furtado – 436166

Vanessa Cruz Gomes – 406028

Vera Lúcia Gonçalves Serra - 438231

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

        

Professora Ms. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Tutor(a) presencial: Sueyne Talisse Machado

SÃO LUÍS - MA

2014

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL  E SUAS DEMANDAS DE TRABALHO ATUAIS

Carla Raquel da Silva Sousa *

Marinilde Marques Furtado

Vanessa Cruz Gomes

Vera Lúcia Gonçalves Serra

RESUMO:

O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância do Serviço Social e suas demandas atuais tendo como base as pesquisas e levantamentos bibliográficos. O eixo metodológico de abordagem situa o atual quadro sócio-histórico e em decorrência disso a formação profissional e o mercado profissional de trabalho considerando o processo histórico.

Palavras-chave : Serviço Social; mercado de trabalho; formação profissional

ABSTRACT:

The aim of this article is to reflect about important of Social Service and your nowadays demands having  as basis the research and bibliographical survey. The methodological axis of approach present the nowdays social- historical because of this the professional formation and the professional labour market considering historical the historical process.

Key- words: Social Service;  labour  market ; professional formation

INTRODUÇÃO 

Este presente artigo tem em seu contexto geral uma visão teórica e crítica sobre a importância do Serviço Social e suas principais tendências para o mercado de trabalho, buscando através de uma linha de pesquisa investigativa bibliográfica a compreensão a realidade vivenciada no cotidiano do trabalho do assistente social. Concomitantemente buscando através da reflexão do contexto histórico da profissão desde os primórdios, onde esta surge atrelada a ideologia da Igreja Católica até o momento que rompe e se desvincula e passa a atuar dentro da perspectiva modernizadora.  

DESENVOLVIMENTO

        Os profissionais da área de Serviço Social possuem um perfil na atualidade que traduz um somatório de experiências que percorreram o caminho da filantropia e caridade, passando pela conotação de favor imerecido chegando até a concepção de direito do cidadão e dever do Estado.

        Numa era onde o grande capital financeiro cresce aumentando assim as expressões da questão social existentes nela como a violência, desemprego, preconceito, discriminação e demais demandas como saúde, habitação, educação, entre outras, o assistente social possui papel de suma importância, pois em sua função busca garantir o pleno exercício da cidadania, formulando e implementando propostas de intervenção, utilizando-se da efetivação e a preservação do que é previsto em lei, construindo assim um trabalho coerente junto ao combate as desigualdades.

        Para tanto, o assistente social deve deter o conhecimento nas suas bases que é o meio pelo qual é possível decifrar a realidade e ter noção do trabalho que deve ser realizado.

        Segundo Iamamoto (2005, p.18) o assistente social “tem também efeitos na sociedade como um profissional, que incide no campo do conhecimento, dos valores, dos comportamentos, da cultura que por sua vez, têm seus efeitos reais na vida dos sujeitos”.

        Portanto, compreende-se que o profissional de Serviço Social possui objetividade social e não material, pois seu sucesso reside exatamente em sua relevância diante da sociedade e não meramente algo que seja individual.  

        As tendências contemporâneas no mercado de trabalho do Serviço Social são analisadas considerando o atual estágio do capitalismo na medida em que este impõe significativas redefinições ao Serviço Social como as demais profissões, em relações as condições de trabalho e pela redefinição da sua demanda sócio-histórica que implica em mudanças no seu significado e funcionalidade social.  

        No que diz respeito aos espaços de trabalho, as políticas sociais que compõem a Seguridade Social, a partir da Constituição Federal de 1988, constituem-se espaços privilegiados de trabalho para o Serviço Social. Na esfera municipal, abriram-se novas possibilidades de intervenção motivadas pela municipalização das políticas públicas. São algumas das fontes de diversificação de demandas para o trabalho do assistente social: a elaboração e gerenciamento de projetos sociais, implementação dos conselhos municipais, capacitação de conselheiros, dentre outros.

        Ainda neste espaço, inclui-se a implementação do Sistema Único de Assistência Social, SUAS, que certamente abriram novos espaços para o assistente social com a instalação dos Cnetros de Referências de Assistência Social. (CRAS) nos municípios.

        Na esfera privada, surgem novas configurações do Serviço Social nas empresas, nas fundações empresariais, na área de Recursos humanos e nas ONGs. Neste caso, nas mídias e grandes a demanda é a de profissionais para mediar as relações entre empregador e a classe trabalhadora.  

         A filantropia empresarial é um setor em crescimento e representa um novo modelo de ação social, na qual as empresas “cidadãs” investem no campo social através de projetos comunitários compreendidos como interesse público.

        A área de Recursos Humanos tem absorvido o trabalho do assistente social para atuar em programas de prevenção de acidentes, saúde do trabalhador, círculos de qualidades, e outros programas que atendem a nova lógica gerencial produtiva.

        Neste sentido, pode-se afirmar que o assistente social é um profissional que contribui junto com inúmeros outros para a criação de consensos na sociedade operando de forma integral com o indivíduo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com