TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Administração e Economia

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1.1 Fundamentos de Administração e Economia 4

2.1.2 Sistema de Informação ....................................................................................7

2.1.3 Ética, Polítia e sociedade.................................................................................7

2.1.4 Empreendedorismo...........................................................................................9

2.2 Análise de Mercado e Plano de Marketing...........................................................10

2.3 Estudo de Mercado..............................................................................................11

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma visão teórica acerca dos assuntos abordados no semestre. Interessa-nos a discussão dos Fundamentos de Administração e Economia sobre os Princípios Administrativos apontados por Taylor, a análise das questões burocráticas nas organizações e os seus impactos segundo a visão de Weber, o Sistema de Informação, Ética, Política e Sociedade, assim como o Empreendedorismo.

As principais fontes utilizadas para embasamento teórico são as leituras e os estudos disponíveis na biblioteca virtual, também nas diversas pesquisas pelas vias da internet.

Ao percorrer por estas pesquisas, com o objetivo de estudo e apresentação do trabalho proposto, pude também agregar meu pensamento devido às informações obtidas com os estudos.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo a história, diz que a logística teve início na época militar, onde ela foi uma aliada para vencer guerras, ou a falta dela para sua perca, assim Novais (2007) afirma que superiores planejavam estratégias, para que houvesse deslocamentos das equipes na hora exata, assim também como os equipamentos e suplementos necessários para que fossem supridas as necessidades urgentes e básicas.

[...] a logística é a parte do gerenciamento da cadeia de suprimento responsável pelo planejamento, implementação e controle, de modo eficiente e eficaz, do fluxo e armazenagem de produtos (bens ou serviços) e informações relacionadas, do ponto de origem até o ponto de consumo, com vistas ao atendimento das necessidades dos clientes. (WANKE apud CONCIL OF LOGISTICS MANEGEMENT – CLM, 2003, p. 28).

(SANTOS et al.,2004) afirma que no âmbito militar a expressão logística concebe a aquisição, manutenção, transporte de materiais e de pessoal, mas a logística não se aborda exclusivamente ao transporte, mas também ao suporte, aprestos administrativos, reconhecimentos e inteligência envolvidos na circulação e sustentação das forças militares.

2.1.1Fundamentos de Administração e Economia

Taylor desenvolveu estudos sobre a racionalização do trabalho operário ainda na passagem do Século XIX, onde destaca-se como princípio geral a ênfase na eficiência da realização, originando a Administração Científica que aponta-se como divisão do trabalho, Existe uma única maneira certa para executar uma tarefa (the best way), empreender um estudo de tempos e métodos, decompondo os movimentos das tarefas executadas pelos trabalhadores, seleção Científica do Trabalhador, o trabalhador deve desempenhar a atividade mais compatível com a suã aptidão, a maestria da tarefa é resultado de muito treino, valorização do funcionário, aumento da produtividade organizacional, tempo-padrão, o trabalhador deve atingir no mínimo a produção-padrão estabelecida pela gerência, importância dos parâmetros de produtividade, ser humana naturalmente preguiçoso, salário garantido – produção inadequada, plano de Incentivo Salarial, onde o salário dos funcionários deve ser proporcional ao número de unidades produzidas, conceito do Homo Economicus, trabalho em Conjunto, por um lado os interesses dos funcionários – altos salários, enquanto para a outra parte, os interesses da administração – baixo custo de produção, a conciliação –Maior grau de eficiência e produtividade, gerentes planejam, operários executam, entre outras teorias.

Taylor teve os seguidores de suas teorias, podemos destacar:

Henry Ford que afirma “O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de carro, ao consumidor na terça a tarde”- Redução e Estoques e agilização da produção, diretrizes e economicidade.

Frank Gilbreth defensor da administração científica, como divisão do trabalho – melhor forma de trabalhar.

Lilian Gilbreth (esposa de Frank) defende a tese – “The Psycology of Management”

Eliminação de desperdícios, como forma de aumentar a produtividade.

Henry Gantt o mais conhecido dos seguidores de Taylor, desenvolvimento de métodos gráficos para possibilitar melhor controle gerencial, o Gráfico é uma técnica utilizado até hoje no planejamento, programação e controle de projetos.

Em contrapartida as organizações contemporâneas tem uma proposta de flexibilidade, onde os administradores precisam desenvolver uma visão global do mundo de negócios, entender os diferentes modelos culturais, as redes e o trabalho em equipe tendem a substituir a tradicional hierarquia rígida, a necessidade de uma força de trabalho mais qualificada, foco na satisfação do cliente, e cada vez mais importante a ética do negócio.

Gerir hoje envolve uma gama muito mais abrangente e diversificada de atividades do que no passado.

Interdisciplinaridade - os processos de negócio envolvem equipes de diferentes áreas, perfis profissionais e linguagens.

Complexidade - as situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com