TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Financeira

Casos: Função Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

1. ASPECTOS GERAIS 2

2. A FUNÇÃO FINANCEIRA 3

3. DECISÃO DE FINANCIAMENTO 7

3.1. FONTES DE FINANCIAMENTO DE CURTO PRAZO 8

3.1.1. Desconto de duplicatas 8

3.1.2. Empréstimos bancários em conta corrente 8

3.1.3. Crédito mercantil 9

3.2. FONTES DE FINANCIAMENTO A MÉDIO E LONGO PRAZOS 9

3.2.1. Recursos de terceiros 9

3.2.2. Fundos especiais de instituições públicas 10

3.2.3. Recursos captados no exterior 10

3.2.4. Debêntures 10

4. ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 11

4.1. CONTABILIDADE FINANCEIRA 11

4.2. TESOURARIA 12

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

INTRODUÇÃO

Com o advento da globalização, que inseriu no mercado mundial a figura da economia globalizada, surgiram fatores determinantes para o sucesso das empresas. A "economia globalizada" traz consigo uma rápida evolução do mercado financeiro internacional, o que exige dos profissionais que atuam na área agilidade no processo de tomada de decisões.

Diante do exposto, o presente trabalho foi elaborado com o intuito de fornecer ao leitor uma idéia básica sobre a "administração financeira", bem como o perfil do profissional que atua neste nicho mercadológico.

A função financeira compreende os esforços dispendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez.

1. ASPECTOS GERAIS

Podemos definir finanças como a arte e a ciência de administrar fundos. Praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

A administração financeira diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os administradores financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos.

As atividades do administrador financeiro podem ser relacionadas às demonstrações financeiras básicas da empresa. Suas atividades primárias fundamentais são: realizar análises e planejamento financeiro; tomar decisões de investimento; tomar decisões de financiamento.

A análise e planejamento financeiro dizem respeito à:

1. Transformação dos dados financeiros, de forma que possam ser utilizados para monitorar a situação financeira da empresa;

2. Avaliação da necessidade de se aumentar (ou reduzir) a capacidade produtiva;

3. Determinação de aumento (ou reduções) dos financiamentos requeridos.

As decisões de investimento do administrador financeiro determinam a combinação e o tipo de ativos constantes do balanço patrimonial da empresa. Essa atividade diz respeito ao lado esquerdo do balanço. A combinação refere-se ao montante de recursos aplicados em ativos circulantes e em ativos permanentes. Estabelecidas essas proporções, o administrador financeiro deve fixar e tentar manter certos níveis ótimos para cada tipo de ativo circulante. Deve também decidir quais são os melhores ativos permanentes a adquirir, e saber quando os ativos existentes precisam ser modificados, substituídos ou liquidados.

As decisões de financiamento relaciona-se com o lado direito patrimonial e envolve duas áreas principais. Primeiro, a combinação mais apropriada entre financiamentos a curto e a longo prazo deve ser estabelecido. Uma segunda preocupação, igualmente importante, é que fontes individuais de financiamento, a curto ou a longo prazos, são as melhores, em dado instante.

2. A FUNÇÃO FINANCEIRA

Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a ob¬tenção de lucros.

Segundo SANVICENTE (1997, p. 15):

Uma das possíveis maneiras de se caracterizar a função financeira de uma empresa é categorizar as áreas que exigem tomada de decisões pelos executivos responsáveis.

Os recursos supridos pelos proprietários e pelos credores das empresas encontram-se aplicados em ativos utilizados na produção e comercialização de bens ou na prestação de serviços.

As receitas obtidas com as operações devem ser suficientes para cobrir todos os custos e despesas incorridos e ainda gerar lucros. Paralelamente a esse fluxo econômico de resultados ocorre uma movimentação de numerário que deve permitir a liquidação dos compromissos assumidos, o pagamento de dividendos e a reinversão da parcela remanescente dos lucros.

Desse modo, cada empresa pode ser visualizada como um sistema que multiplica os recursos financeiros nela investidos. Nas empresas privadas os proprietários desejam que seu investimento produza retorno compatível com o risco assumido. Nas empresas públicas, o lucro reflete a eficiência gerencial e garante a melhoria e expansão dos serviços oferecidos à sociedade.

Segundo GITMAN (1997, p. 10):

A Administração Financeira relaciona-se estreitamente com Economia e Contabilidade, mas difere bastante dessas áreas. Antes de prosseguir a leitura, reflita um instante sobre quais seriam as diferenças e semelhanças entre Administração Financeira e Economia, e entre em Administração Financeira e Contabilidade.

A função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com