TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função roizvodstvennaya

Tese: Função roizvodstvennaya. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Tese  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

CAPÍTULO 6

QUESTÕES PARA REVISÃO

1. O que é uma função de produção? Em que uma função de produção a longo prazo difere de uma função de produção a curto prazo?

A função de produção representa a forma pela qual os insumos são transformados em produtos por uma empresa. Em geral, considera-se o caso de uma empresa que produz apenas um tipo de produto e agregam-se todos os insumos ou fatores de produção em algumas categorias, tais como: trabalho, capital, e matérias-primas. No curto prazo, um ou mais fatores de produção são fixos. Com o passar do tempo, a empresa torna-se capaz de alterar os níveis de todos os insumos. No longo prazo, todos os insumos são variáveis.

2. Por que o produto marginal do trabalho tende a apresentar uma elevação seguida de uma diminuição a curto prazo?

À medida que unidades adicionais de trabalho são adicionadas a uma quantidade fixa de capital, o produto marginal do trabalho aumenta, atinge um máximo e, em seguida, diminui. O aumento inicial do produto marginal do trabalho se deve ao fato de que os primeiros trabalhadores contratados pela empresa podem se especializar nas tarefas em que são mais produtivos. Inevitavelmente, dada uma quantidade fixa de capital, a contratação de trabalhadores além de certo nível torna o ambiente de trabalho excessivamente congestionado e causa a redução da produtividade dos trabalhadores adicionais.

3. Para um único insumo, rendimentos decrescentes de escala e rendimentos constantes de escala não são inconsistentes. Discuta.

Em qualquer processo produtivo, é possível observar, para algum nível de insumo, a ocorrência de rendimentos decrescentes para um único fator de produção. Este fenômeno é tão difuso que os economistas lhe deram o nome de "lei da produtividade marginal decrescente". Por definição, o produto marginal de um insumo é a produção adicional obtida através do emprego de uma unidade adicional do insumo, supondo constantes as quantidades dos demais insumos. A produção adicional, ou rendimento, de um único insumo diminui justamente pelo fato de todos os demais insumos serem fixos. Por exemplo, mantendo-se constante o nível de capital, cada unidade adicional de trabalho dispõe de menos capital com o qual trabalhar.

Os rendimentos de escala, por sua vez, são aumentos proporcionais em todos os insumos. Ainda que cada fator isoladamente apresente rendimentos decrescentes, a produção pode aumentar em proporção igual, maior ou menor que o aumento nos insumos. A diferença entre os dois conceitos refere-se ao fato de que, no caso dos rendimentos de escala, aumentam-se as quantidades de todos os insumos na mesma proporção, não sendo mantido fixo nenhum insumo.

4. Você é um empregador interessado em preencher uma posição vaga em uma linha de montagem. Você estaria mais preocupado com o produto médio ou com o produto marginal do trabalho em relação à última pessoa contratada? Caso observe que seu produto médio está começando a diminuir, você deveria contratar mais funcionários? O que tal situação significaria em termos de produto marginal do último funcionário contratado?

Ao preencher uma posição vaga, você deveria estar preocupado com o produto marginal do último funcionário contratado, que mede o efeito dessa contratação sobre a produção total e, portanto, permite calcular e comparar a receita gerada pela contratação e com o seu custo.

O ponto a partir do qual o produto médio começa a diminuir é o ponto onde o produto médio é igual ao produto marginal. Apesar do aumento do número de trabalhadores causar a redução do produto médio, o produto total continua a aumentar, de modo que a contratação de um empregado adicional pode ser vantajosa.

Quando o produto médio está diminuindo, o produto marginal do último funcionário contratado é menor que o produto médio dos trabalhadores contratados anteriormente.

5. Defrontando-se com condições que mudam constantemente, por que uma empresa teria algum interesse em manter algum insumo fixo? o que determina se um insumo é fixo ou variável?

O fato de um insumo ser fixo ou variável depende do horizonte temporal de interesse: todos os insumos são fixos no curtíssimo prazo e variáveis no longo prazo. Conforme afirma o texto: “Todos os insumos fixos no curto prazo correspondem aos resultados de decisões anteriores de longo prazo, baseadas em estimativas das empresas daquilo que poderiam produzir e vender com lucro". Alguns insumos são fixos no curto prazo, independente da vontade da empresa, simplesmente porque mudar o nível das variáveis requer tempo. Por exemplo, a empresa pode estar legalmente presa a um edifício por um contrato de aluguel, alguns empregados podem ter contratos que precisam ser cumpridos, ou a construção de uma nova instalação pode levar alguns meses. Lembre que o curto prazo não é definido em termos de um número específico de meses ou anos, mas em termos do período de tempo durante o qual a quantidade de alguns insumos não pode ser modificada por razões como as apontadas acima.

6. De que forma a curvatura de uma isoquanta se relaciona com a taxa marginal de substituição técnica?

A isoquanta apresenta todas as combinações dos dois insumos que podem produzir o mesmo nível de produção. A curvatura da isoquanta é medida por sua inclinação em cada ponto, que representa a taxa à qual os dois insumos podem ser substituídos mantendo-se a produção constante. Esta taxa é chamada de taxa marginal de substituição técnica. Ao longo de uma isoquanta convexa típica, a taxa marginal de substituição técnica diminui à medida que nos movemos para baixo.

7. Uma empresa poderia ter uma função de produção que exibisse rendimentos crescentes de escala, rendimentos constantes de escala, e rendimentos decrescentes de escala, à medida que sua produção fosse aumentando? Discuta.

A maioria das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com