TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções De Intrutor

Artigo: Funções De Intrutor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

FUNÇÕES DO INSTRUTOR

Como instrutor cabe a você realizar as seguintes funções:

Organizador

É um papel fundamental no treinamento. Da eficiência do seu desempenho depende o bom andamento do curso. Nesse papel, o instrutor se incumbe das tarefas de rotina que, podemos dizer, formam a “infra-estrutura” do curso. São elas: providenciar local adequado para as reuniões em sala de aula e para treinamento prático; preparar o material e os recursos necessários (lápis, borrachas, papel, etc.); distribuir o material aos treinandos; arrumar o local da reunião ( cadeiras, etc. ); preparar equipamentos ( verificar se as motocicletas estão em perfeitas condições ); examinar as condições da pista; separar os materiais que irá utilizar ( cones, obstáculos etc. ); enfim, providenciar tudo que for necessário e que facilite o trabalho do grupo.

Ah! O que é mais importante: reunir os treinandos.

Orientador

Essa é outra função imprescindível para o sucesso do treinamento. Como orientador, cabe a você explicar o desenvolvimento das sessões e garantir sua continuidade. É sua função ordenar e integrar as várias atividades do treinamento (leitura de textos, dinâmica de grupo, desempenho de papéis etc.). Sua atuação implica também em definir claramente a posição do grupo em relação aos objetivos do curso. Você deve orientar as discussões em grupo, indicando os pontos em que estas se aproximam de seus objetivos, organizando e orientando os debates (ex: “Por que não diminuímos o tempo das intervenções a fim de que todos possam manifestar-se?”)

Animador

Sua função é fundamental: incitar o grupo à ação de decisão , estimulando-o de modo a obter maior e melhor produtividade no treinamento. Como animador você deve ser uma pessoa muito compreensiva, cordial. Mostrar afeto e solidariedade nas suas atitudes. Você deve elogiar, concordar e aceitar a contribuição dos participantes, compreendendo e respeitando os vários pontos de vista, idéias e sugestões. E esses são comportamentos preciosos para encorajar a participação de todos ( “Ainda não conhecemos a opinião do Sr. X”).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com